2016-06-18 10:57:00

Audiência Jubilar: abrir à misericórdia para mudar de vida


Sábado, dia 18 de junho – decorreu na Praça de S. Pedro mais uma audiência jubilar neste Ano Santo da Misericórdia. O Santo Padre na sua catequese falou sobre misericórdia e conversão.

Conversão e perdão dos pecados são dois aspetos qualificativos da misericórdia de Deus e “hoje tomamos em consideração a conversão” – disse o Papa.

Segundo Francisco, conversão significa «voltar para o Senhor», pedindo-Lhe perdão e mudando estilo de vida. Jesus fez precisamente desta conversão o primeiro apelo da sua pregação: «O Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e acreditai no Evangelho».

No entanto – observou o Santo Padre – “quando Jesus chama à conversão, não o faz do alto como se fosse juiz das pessoas, mas torna-Se solidário e próximo delas; compartilhava a condição humana, fazendo-Se companheiro de estrada, entrando nas casas, sentando-Se à mesa”.

Com este seu comportamento, o Senhor tocava profundamente o coração das pessoas, e estas sentiam-se atraídas pelo amor de Deus e impelidas a mudar de vida – sublinhou o Papa.

Assim sucedeu a Mateus e a Zaqueu: converteram-se, mudaram de vida, porque se sentiram amados por Jesus e, através d’Ele, pelo Pai – recordou Francisco.

Na presença amável de Jesus, transparecia a misericórdia divina pelas pessoas extraviadas: procurava envolvê-las na sua história de salvação, abrindo-se à graça – afirmou o Santo Padre.

Quando acolhemos o dom da graça, acontece a verdadeira conversão, e um sinal claro da sua autenticidade é dar-se conta das necessidades dos irmãos e procurar remediá-las – disse o Papa que no final da sua catequese fez um apelo de mudança de vida a todos os que o ouviam:

“Quantas vezes sentimos a exigência de uma mudança que envolva toda a nossa pessoa! Sigamos este convite do Senhor e não façamos resistência, porque somente se nos abrirmos à sua misericórdia é que encontraremos a verdadeira vida e a verdadeira alegria”.

O Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Queridos peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! A todos vos saúdo, convidando-vos a pedir ao Senhor uma fé grande para verdes a realidade com o olhar de Deus, e uma grande caridade para vos aproximardes das pessoas com o seu coração misericordioso. Confiai em Deus, como a Virgem Maria! Sobre vós e vossas famílias, desça a bênção do Senhor.”

O Papa Francisco a todos deu a sua benção!

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.