2016-04-20 11:24:00

Audiência: distinguir entre pecado e pecador


Quarta-feira, 20 de abril – na audiência geral o Papa Francisco afirmou que a Palavra de Deus nos ensina a distinguir entre pecado e pecador. Partindo do episódio da pecadora que enxuga os pés de Jesus, narrado no Evangelho de S. Lucas, o Santo Padre evocou o comportamento de Jesus que acolhe aquela mulher perdoando-lhe os seus pecados.

A mulher pecadora veio chorar os seus pecados aos pés de Jesus, quando Ele Se encontrava à mesa em casa de um fariseu chamado Simão. Este, embora tenha convidado Jesus, não se quer comprometer nem arriscar a reputação com o Mestre, enquanto a mulher confia plenamente em Jesus com amor e veneração. Pois bem – declarou Francisco – entre o comportamento do fariseu e o da pecadora, o Senhor toma partido pela pecadora

Livre de preconceitos que impeçam a misericórdia de se expressar, o Mestre deixa-a fazer o que lhe dita o coração: Ele, o Santo de Deus, deixa-Se tocar por ela, sem medo de ficar contaminado – explicou o Santo Padre – mais ainda, dirigindo-Se à mulher diz-lhe: ”Os teus pecados estão perdoados”. Jesus põe, assim, termo àquela condição de isolamento a que pecadora fora condenada pelos juízos impiedosos de Simão e os seus correligionários fariseus – disse o Papa sublinhando que a Palavra de Deus nos ensina a distinguir pecado e pecador:

“A Palavra de Deus ensina-nos a distinguir entre o pecado e o pecador: com o pecado, não devemos entrar em compromissos, ao passo que os pecadores – isto é, nós todos – são como doentes que necessitam de ser curados e, para isso, o médico precisa de se encontrar com eles, visitá-los, tocá-los. É claro que o doente, para ser curado, tem de reconhecer que tem necessidade do médico.”

Neste episódio o Senhor viu a sinceridade da fé daquela mulher e da sua conversão. Por isso, acrescenta diante de todos: “A tua fé te salvou”. Ressalta à vista de todos a conversão da pecadora, demonstrando que, em Jesus, habita a força da misericórdia de Deus, capaz de transformar os corações – disse o Papa no final da sua catequese.

O Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“De coração, saúdo os peregrinos brasileiros da Comunidade Obra de Maria e todos os presentes de língua portuguesa. Sede bem-vindos! Que nada vos impeça de viver e crescer na amizade do Senhor Jesus, e testemunhar a todos a sua grande bondade e misericórdia! Desça generosamente a sua Bênção sobre vós e vossas famílias.”

Nas saudações em espanhol Francisco declarou a sua proximidade com todos os que estão a sofrer por causa do terramoto no Equador.

O Santo Padre no final da audiência saudou os peregrinos vindos da Ucrânia e da Bielorrússia, em particular, alguns sobreviventes da tragédia da central nuclear de Chernobyl no 30º aniversário daquele acontecimento. O Santo Padre renovou o seu reconhecimento por todas as iniciativas que tentam aliviar os sofrimentos das vítimas.

Para a Ucrânia foi o apelo do Papa nesta audiência geral:

“A população da Ucrânia sofre há algum tempo as consequências de um conflito armado, esquecido por tantos. Como sabeis, convidei a Igreja da Europa a apoiar a iniciativa por mim impulsionada para ir ao encontro de tal emergência humanitária. Agradeço antecipadamente todos os que contribuírem generosamente nesta iniciativa que terá lugar domingo próximo, 24 de abril.”

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção.

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.