Papa: as perseguições fazem parte do testemunho cristão


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco presidiu, na tarde desta sexta sexta-feira (08/04), na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, a missa pelos 25 anos do ‘Centro Ezio Aletti’ e pelos vinte anos do ‘Ateliê de Arte Espiritual do Centro Aletti’. 

Participaram da celebração eucarística cerca de oitenta pessoas. Algumas fazem parte da equipe do Centro Aletti, formada por uma pequena comunidade de jesuítas e uma comunidade de religiosas, e outras são colaboradoras do centro, ou seja, artistas do Ateliê de Arte Espiritual do Centro Aletti e membros do Ateliê de Teologia Cardeal Špidlik. A missa contou também com a presença do Diretor do Centro Aletti, Pe. Marko Ivan Rupnik, do superior da Comunidade Jesuítas do Centro Aletti, Pe. Milan Žust, e do sacerdote delegado da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa.

Os mosaicos magníficos da Capela Redemptoris Mater foram feitos pelo Pe. Rupnik. 

Testemunho

O Papa Francisco sublinhou em sua homilia que “ninguém pode dar testemunho sozinho, é necessária a graça do Espírito Santo”. 

“Os apóstolos  saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus”, disse o pontífice comentando a Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos. Eles não cessaram de testemunhar o que viveram com Jesus. 

Perseguições

“O testemunho leva ao sofrimento, à perseguição. É a última das Bem-aventuranças: ‘Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes’. As perseguições e os sofrimentos fazem parte do testemunho cristão. Alguém pode pensar que se trata de uma espiritualidade masoquista, mas é a espiritualidade do Reino de Deus”, frisou o Papa. 

Francisco disse que “as pessoas que não versam o sangue, mas dão testemunho de mansidão, não julgam, perdem sempre, não ganham. O testemunho cristão não é para ganhar. Se uma pessoa segue Cristo para ganhar, segue o deus dinheiro”. 

Caminho do serviço

“O caminho cristão não tolera os galardoadores. O caminho cristão é para seguir Jesus e Jesus o seguimos no caminho do serviço e do abaixamento. Isso dá paz e felicidade”, disse o pontífice. 

“Rezemos uns pelos outros a fim de que o Senhor nos dê a graça de testemunhar com determinação o Espirito Santo e também com as bem-aventuranças da perseguição e humilhações, e muitas coisas que o Senhor sofreu em sua vida”, concluiu Francisco.

Centro Ezio Aletti

O Centro Aletti é uma instituição de estudos e pesquisas que se une à missão que a Companhia de Jesus desenvolve no Pontifício Instituto Oriental. Em 1991, os jesuítas abriram o Centro Aletti a pedido de São João Paulo II a fim de criar uma obra em apoio aos intelectuais cristãos do centro e do leste da Europa. 

O prédio onde foi aberta a instituição é em estilo Liberty (ou Art Nouveau, estilo artístico desenvolvido na Europa a partir do final do século XIX) doado pela senhora Anna Maria Gruenhut Bartoletti Aletti para a Companhia de Jesus, com o desejo explícito de que se tornasse um centro de encontro e reflexão intercultural. 

Convivência

O Centrum Aletti Velehrad-Roma, em Olomouc, na República Tcheca, é o primeiro centro afiliado. Encontrar-se na caridade favorece um comportamento criativo que emerge do estudo da memória e se deixa interpretar pelo hoje. O centro promove a convivência entre ortodoxos e católicos dos ritos oriental e latino na ótica do crescimento de cada um na própria Igreja, na caridade do único Cristo. 

O Centro Aletti tem a finalidade de buscar uma fisionomia espiritual cristã da cultura numa Europa que hoje tem a possibilidade de redescobrir-se íntegra, com uma fisionomia que não olha com saudades para trás, nem aceita simplesmente o novo, mas que trabalha pela sua transfiguração. 

Juntos se estuda o impacto entre fé cristã e dinâmicas culturais da modernidade e da pós-modernidade. Procura-se responder às perguntas das mulheres e homens de hoje, considerando a tradição cristã do Oriente e do Ocidente a fim de indicar juntos Cristo vivo. 

Ateliê de Arte Espiritual do Centro Aletti

O ‘Ateliê de Arte Espiritual do Centro Aletti’ é um espaço em que um grupo de artistas cristãos vive, reza e trabalha junto. Além de várias técnicas artísticas, se estuda Teologia, Liturgia, Bíblia e Espiritualidade. O Ateliê se propõe como caminho para promover  um novo encontro entre arte e fé, entre várias Igrejas e artistas. Não se obtém este encontro de forma abstrata, mas somente de forma teórica. Ele acontece dentro do artista e por isso é importante favorecer o âmbito em que o artista pode criar tal síntese. 

O Ateliê se ocupa quase exclusivamente de arte litúrgica. Na equipe há também arquitetos a fim de gerir todas as fases do trabalho, desde a projetação do espaço eclesial até a realização do arranjo litúrgico e de obras de artes, como mosaicos, vitrais, pintura e outras. (MJ)








All the contents on this site are copyrighted ©.