2016-02-06 14:38:00

"Padre Pio foi um servidor da misericórdia” - Papa


As urnas com as relíquias dos Santos franciscanos, Pio da Pietralcina e Leopoldo Mandic , estão desde sexta-feira à tarde expostas na Basílica de São Pedro, para a adoração dos fiéis. Um gesto do Papa Francisco neste Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia.

Esta manhã o Papa encontrou-se na Praça de São Pedro com numerosos grupos de oração de Padre Pio, umas 80 mil pessoas da Itália e de várias outras partes do mundo… Uma multidão que não passou desapercebida ao Papa, o qual sublinhou a gratidão dessas pessoas por o Padre Pio lhes ter “ajudado a descobrir o tesouro da vida, que é amor de Deus, e a experimentar a beleza do perdão e da misericórdia do Senhor”.

“Podemos dizer que Padre Pio foi um servidor da misericórdia”.

Um servidor da misericórdia, um “apóstolo da escuta” que se tornou, através do ministério da Confissão, uma carícia vivente de Deus que cura as feridas do pecado e asserena o coração com a paz.”.

P. Pio dedicou-se a tempo cheio, por vezes até à exaustão, à escuta – continuou o Papa - acrescentando que pôde fazer isso, porque “estava sempre ligado à fonte, a Jesus crucificado, tornando-se assim “num canal de misericórdia”.

Para P. Pio os grupos de oração eram “viveiros de fé, lares de amor”, não apenas centros de encontro – disse Francisco definindo a oração uma “verdadeira e própria missão que trás o fogo do amor a toda a humanidade”, uma “força que move o mundo”, “uma obra de misericórdia espiritual” que não deve ser usada só como boa prática nem para pedir a Deus aquilo que nos serve – assim seria puro egoísmo. “É dom da fé e de amor, uma intercepção de que temos necessidade como o pão”. Trata-se duma “ciência que devemos aprender todos os dias, porque è bela: a beleza do perdão e da misericórdia do Senhor”.  

Francisco agradeceu depois aos grupos de oração, encorajando-os, a fim de que, disse “os grupos de oração sejam “centrais de misericórdia”, centrais sempre abertas e activas.

O Papa recordou ainda que “ao lado da obra de misericórdia espiritual dos grupos de oração, P. Pio quis também uma extraordinária obra de misericórdia corporal: a Casa Alívio do Sofrimento”, inaugurada há 60 anos, pois que é importante curar a doença e sobretudo cuidar do doente, mesmo os moribundos; o doente é Jesus, é a carne de Cristo.

A terminar, Francisco saudou de modo particular os fiéis da arquidiocese de Manfredónia-San Giovani Rotondo, recordando que João Paulo II lhe referira que quando ia lá à missa para pedir conselhos e fazer-se confessar pelo P. Pio, surgia nele a imagem viva de Cristo sofredor e ressuscitado. “No rosto de Padre Pio resplandecia a luz da ressurreição”. Que qualquer pessoa que vá à vossa bela terra possa encontrar também em vós um reflexo da luz do Céu”, disse-lhes Francisco, pedindo orações para ele e dizendo que ele também tem vontade de lá ir. 

(DA) 








All the contents on this site are copyrighted ©.