Leigos devem ser cristãos também fora da Igreja


Cidade do Vaticano (RV) - No nosso espaço dedicado a melhor conhecer as diferentes Comissões Pastorais Episcopais da CNBB, vamos continuar a tratar, na edição de hoje, da Comissão para o Laicato.

No programa passado, vimos um pouco do trabalho desenvolvido pela Comissão  da CNBB, que através de documentos, textos de reflexão e trabalho de conscientização, motiva os leigos a serem cristãos na Igreja, mas também na sociedade. O Presidente da Comissão Pastoral Episcopal para o Laicato, Dom Severino Clasen, Bispo de Caçador (SC), destacou que "o leigo não é um objeto, ele é sujeito da evangelização". No programa de hoje, ele nos faz uma avaliação sobre a atuação do leigo na Igreja hoje:

"Primeiro, se nós contarmos somente os catequistas no Brasil, dá quase um milhão de catequistas. Significa um mundo de leigos e leigas atuando na Igreja... serviços internos. Vamos somar mais os Ministros Extraordinários da Eucaristia, Coordenadores de Pastorais, leigos que estão envolvidos em movimentos, em novas comunidades, aí vai dar um número muito grande. Quer dizer, para dentro da Igreja eu até acho que nós estamos muito bem abastecidos, destes leigos comprometidos. Agora, eu ainda os sinto um pouco mais intimistas, talvez reflexo de uma sociedade intimista que nós temos hoje, individualismo. Me preocupa alguns movimentos que surgem por aí, muito individualistas. Falam do eu me salvar, eu, eu, eu e este ainda é um desafio que nós precisamos superar. Quer dizer, o ser cristão não é um ser para mim. É que eu tenho que testemunhar e levar para fora e fazer com que aí...invertendo esta dinâmica, aí sim, existe uma convicção "eu estou forte, eu estou no caminho da salvação, da santificação" e tudo mais. Agora, este meu olhar para fora, eu começo a dar uma pincelada necessária e urgente de ser um bom cristão numa sala de aula, na empresa, na política, na medicina, enfim... aonde os cristãos estiverem. Aqui ainda estamos num gargalo que precisamos superar.... avançar um pouco mais, ser cristãos fora da Igreja. Dá a impressão de que ser cristão é só prá dentro da Igreja. É uma mentalidade que nós vemos num cristianismo  que precisa ser superada. O Papa Francisco vem nos alertando muito sobre isto. É um grande aliado que nós temos, para que este jeito de olhar para fora, para que as relações da sociedade se transformem conforme o sentimento de Jesus Cristo. Não podemos ficar em cima de ideologias  que hoje são boas e amanhã já não são mais. Mas o Evangelho sempre é coisa boa. O Evangelho sempre é novidade. O Evangelho sempre traz um desafio renovador para nós. Então este este jeito de ser cristão, este desafio,  eu sinto que nós podemos crescer, e temos muitos sinais acontecendo. Por exemplo agora em Brasília estamos tendo um curso  fé e política, animado pela Comissão do Laicato da CNBB, onde nós não olhamos o partido, mas incutir nos cristãos leigos de que eles têm que assumir a política com ética, na justiça e na verdade e não para defender partidos e ideologias, mas defender um povo segundo a ética cristã. Então aí para demonstrar mais uma pincelada aonde  precisamos agir prá fora da Igreja. Este é o nosso grande desafio". (JE)

 

 

 








All the contents on this site are copyrighted ©.