2016-01-30 10:54:00

Audiência Jubilar: portadores de Cristo em misericórdia


Sábado, 30 de janeiro – primeira audiência especial no Jubileu da Misericórdia. Por ocasião do Ano Santo o Papa Francisco fará uma vez por mês ao sábado, uma audiência jubilar para os peregrinos da Misericórdia.

Na catequese desta audiência o Santo Padre falou sobre misericórdia e a missão, sublinhando que existe uma estreita ligação entre a misericórdia e a missão pois quando recebemos uma bela notícia, quando experimentamos uma alegria, é natural que tenhamos o desejo de transmiti-la aos outros. Por isso, como aconteceu com os primeiros discípulos, o sinal concreto de que realmente encontramos Jesus é que experimentemos a alegria de querer comunica-lo a quem está ao nosso redor. Tal como aconteceu com os discípulos:

“Lendo o Evangelho vemos que esta foi a experiência dos primeiros discípulos: depois do primeiro encontro com Jesus, André foi dizê-lo imediatamente ao seu irmão Pedro e a mesma coisa fez Filipe com Natanael. Encontrar Jesus equivale a encontrar-se com o seu amor.”

Todo o cristão deve ser um Cristóforo, ou seja, um portador de Cristo – salientou o Santo Padre – pois a misericórdia que recebemos do Pai, em Cristo, não nos é dada como uma consolação privada, mas chama-nos a sermos instrumentos para que outras pessoas também possam receber este dom. Somos, assim, missionários da misericórdia:

“Viver de misericórdia torna-nos missionários da misericórdia, e ser missionários permite-nos crescer sempre mais na misericórdia de Deus. Portanto, tomemos seriamente o nosso ser cristãos e empenhemo-nos a viver como crentes, porque só assim o Evangelho pode tocar o coração das pessoas e abri-lo a receber a graça do amor. A receber esta grande misericórdia de Deus que acolhe todos.”

Nas saudações o Santo Padre dirigiu-se também aos peregrinos de língua portuguesa:

“De coração saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa. Sede bem-vindos! Neste Ano Santo da Misericórdia, somos chamados a reconhecer que necessitamos do perdão que Deus nos oferece gratuitamente, pois quando somos humildes, o Senhor nos torna mais fortes e alegres na nossa fé cristã. Desça, generosa, pela intercessão da Virgem Maria, a Bênção de Deus sobre cada um de vós e vossas famílias.”

Nas saudações em italiano nesta audiência jubilar o Papa Francisco invocou a memória de uma funcionária da Casa Santa Marta, que é a residência do Papa, e que faleceu nesta sexta-feira dia 29:

“Quero dizer-vos que o Papa está um pouco triste porque ontem faleceu uma senhora que nos ajuda tanto, há anos, e também o seu marido aqui trabalha connosco nesta casa. Depois de uma longa doença, o Senhor chamou-a para si. Chama-se Elvira. Eu convido-vos a fazer duas obras de misericórdia, rezar pelos defuntos e consolar os aflitos.”

O Santo Padre pediu aos fieis para com ele rezarem uma Avé-Maria.

O Papa Francisco a todos deu a sua benção!

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.