2016-01-10 17:18:00

Semana do Papa de 4 a 10 de janeiro


Destaque especial nesta semana para a conclusão das celebrações do Tempo de Natal com a Festa do Batismo do Senhor e a Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de S. Pedro.

Entretanto, o Santo Padre na homilia da Missa da Solenidade da Epifania do Senhor, afirmou que a “Igreja não pode iludir-se de brilhar com luz própria”, mas deve saber que brilha com a luz “de Cristo”.  Tal como os Reis Magos – disse ainda o Santo Padre – somos chamados “a sair dos nossos fechamentos, a sair de nós mesmos, para reconhecermos o esplendor da luz que ilumina a nossa existência”.

Esta semana foi também dado início às vídeo-mensagens mensais do Papa Francisco com as suas intenções de oração. Neste mês de janeiro o Santo Padre diz: “Confio em vós para difundir a minha intenção deste mês: Que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça; confio na tua oração”.

O domingo, 10 de Janeiro do novo ano de 2016, começou no Vaticano com a celebração eucarística presidida pelo Papa Francisco, neste dia em que se celebra a Festa do Batismo do Senhor.

Na Capela Sistina, 26 crianças com os seus pais e padrinhos apresentam-se para receber o baptismo. Celebrar a fé que passa de geração em geração – disse o Santo Padre na sua homilia:

“Quarenta dias depois do nascimento, Jesus foi levado ao templo. Maria e José levaram-no para o apresentar a Deus – afirmou o Papa que recordou aos pais o essencial do sacramento do Batismo:

“Hoje na Festa do Batismo do Senhor, vós pais trazeis os vossos filhos para receber o Batismo, para receber aquilo que pediram no início, quando eu vos fiz a primeira pergunta: a fé. ‘Eu quero para o meu filho a fé.’ E, assim, a fé é transmitida de uma geração à outra como uma cadeia ao longo dos tempos.”

“Estes meninos e estas meninas, passados os anos, ocuparão o vosso lugar com um outro filho – os vosso netos – e pedirão o mesmo: a fé; a fé que nos dá o Batismo; a fé que traz o Espírito Santo hoje no coração, na alma, na vida destes vossos filhos. Vocês pediram a fé. A Igreja quando vos entregar a vela acesa, dirá para guardardes a fé nestas crianças. E no final não vos esqueçais que a maior herança que podeis dar às vossas crianças é a fé; procurar que não se perca, fazê-la crescer e deixá-la como herança.”

O Santo Padre desejou a todos um dia alegre e pediu aos pais e padrinhos para fazerem crescer na fé aquelas crianças dizendo-lhes que a fé é a maior herança que elas podem receber.

No final da homilia, um aviso importante do Papa Francisco a todas as mães presentes: “Se o teu filho tem fome, dá-lhe de comer aqui com toda a liberdade.”

Domingo, 10 de Janeiro, Festa do Batismo do Senhor: Angelus com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro. O Santo Padre afirmou que seguir Jesus comporta a mansidão, a humildade e a ternura.

Na sua mensagem antes da oração o Papa convidou os fiéis a fazerem memória do seu Batismo e referiu-se ao Evangelho do dia em que S. Lucas nos revela que Jesus quando foi batizado nas águas do rio Jordão “o céu abriu-se e desceu sobre Ele o Espírito Santo em forma corpórea, como uma pomba” e uma voz veio do céu que afirmou: “Este é o meu Filho muito amado”.

O Espírito Santo é o artífice principal do batismo cristão – referiu o Papa – é aquele que “queima e destrói o pecado original, restituindo ao batizado a beleza da graça divina”.

“…é Aquele que nos liberta do domínio das trevas, ou seja, do pecado e nos transfere no reino da luz, ou seja, do amor, da verdade e da paz. Pensemos a que dignidade nos eleva o Batismo!”

E seguir Jesus, como Filhos de Deus, comporta uma determinada responsabilidade que se reproduz em “mansidão, humildade e ternura”:

“… mansidão, humildade e ternura. E isto não é fácil, especialmente, se à nossa volta há tanta intolerância, soberba, dureza. Mas com a força que nos vem do Espírito Santo é possível!”

Após a oração do Angelus o Papa Francisco pediu aos fiéis presentes na Praça para descobrirem e saberem o dia do seu batismo, pois, disse o Santo Padre, é um  dia muito importante, o dia em que renascemos para Deus. Francisco disse mesmo que era um trabalho de casa para realizar nesta semana.

Nas saudações referência especial do Papa às crianças batizadas na manhã deste domingo na Capela Sistina, mas também a todos os que foram batizados recentemente e aos jovens e adultos que receberam nos últimos tempos os sacramentos da iniciação cristã.

Como habitualmente, o Santo Padre a todos desejou um bom domingo e um bom almoço e pediu para não se esquecerem de rezar por ele.

E com o Angelus deste domingo terminamos esta síntese das principais atividades do Santo Padre que foram notícia de 4 a 10 de janeiro. Esta rubrica regressa na próxima semana sempre aqui na RV em língua portuguesa.

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.