Santa Maria, velai nosso ano


Juiz de Fora (RV) - Iniciamos mais um ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo: 2016. E iniciamos este ano de joelhos, pedindo que a graça divina ilumine os dias que se sucederam na nossa história, tão marcada pela maldade humana e pela perversidade da disputa do poder, da inveja, da calúnia e da maledicência, particularmente daquela feita digital.

Mais do que contar mais um ano civil, no nosso calendário gregoriano, queremos pedir que a Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nos carregue, como carregou o Menino Jesus, em seu colo, a nós que a proclamamos verdadeiramente a Mãe de Deus e da Santa Igreja, para vivermos intensamente a paz. Maria foi o terreno em que Deus fecundou o seu amor pelos filhos e nos ajudou a compreender que só podemos viver se proclamamos a paz pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Paulo, em sua carta aos Gálatas, ensina que: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai. Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus”(Gl 4,4-7). Assim a filiação divina nos é dada em Jesus, nascido de Maria, em que Deus oferece a plenitude de sua paz para a humanidade, tornando-a testemunha privilegiada e anunciadora dos dons divinos.

A figura do Evangelho de São Lucas nos apresenta hoje os pastores, “que foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura”. Somos, no início do ano, convidados a sermos peregrinos do Divino Infante. Somos convidados a peregrinar para a manjedoura do nosso coração e encontrar Maria, José o Menino Jesus, guardando em nosso coração, como Maria Santíssima, a glória e o louvor de Deus para fazermos não a nossa vontade, mas a vontade de Deus.

Abre-se para nós um novo ano e com ele as alegrias e esperanças. Mas, infelizmente, também as decepções e as dificuldades que continuam do ano que foi encerrado, particularmente na indefinição política, na busca dos interesses pessoais em detrimento dos interesses do povo, na depredação irresponsável da natureza pelas mineradoras, que sugando lucro fácil, deixaram morte e devastação desde Mariana até o litoral capixaba, assolando fauna, flore e matando o nosso querido Rio Doce, trazendo sofrimento e desabastecimento de água e ceifando a profissão de muitos irmão nossos ribeirinhos. Quero fazer um apelo a você, meu querido leitor, que o ano que se inicia, seja como o da vontade de Deus, que de muitos modos, outrora nos falou pelos profetas; nestes dias derradeiros, vem nos falar pelo seu Filho Jesus, o Redentor da Humanidade, o príncipe da paz.

2016 é o ano extraordinário da misericórdia. Só é misericordioso quem sabe viver e testemunhar a compaixão do nosso próprio Deus. Por isso sejamos ministros e anunciadores da misericórdia de Deus, sendo acolhedores, mais abertos, distribuindo o perdão e manifestando a graça da acolhida. A todos os que me acompanharam em 2015, e, com a graça de Deus vão me acompanhar pela rede mundial de computadores em 2016, quero lhe dar a bênção de Deus: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz”! (Cf. Nm 6,24-26).

Vivamos a misericórdia e deixemos que nosso coração, como o de Santa Maria, nos dê a paz que tanto precisamos viver e testemunhar! Que a Virgem Aparecida ilumine todos os nossos dias deste ano e que possamos venerá-la, não para deleite pessoal ou para aparecer na mídia, mais em ter como a Virgem de Aparecida os sentimentos verdadeiros “Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração!”(Cf. Lc 2,19). Com o exemplo de Nossa Senhora Deus ilumine nosso itinerário no novo ano!

+ Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG.








All the contents on this site are copyrighted ©.