2015-09-16 13:03:00

Audiência: aliança homem e mulher para emancipar os povos


Quarta-feira, 16 de setembro: algumas nuvens no céu, mas muito entusiasmo na Praça de S. Pedro acolheram o Papa Francisco para a audiência geral. A última com catequese dedicada à família. O ciclo de reflexões sobre o tema da família, iniciado em finais de 2014, teve agora a sua conclusão nas vésperas de dois importantes e significativos eventos: o VIII Encontro Mundial das Famílias e o Sínodo dos Bispos sobre a Família do próximo mês de outubro – recordou o Santo Padre.

O Papa Francisco começou por falar na sociedade atual como sendo administrada pela tecnocracia económica. Por isso – explicou o Santo Padre – é necessária uma nova aliança do homem e da mulher para emancipar os povos da “colonização do dinheiro”. Esta aliança – segundo o Papa Francisco – deve voltar a orientar a política, a economia e a convivência civil:

“Desta aliança, a comunidade conjugal-familiar do homem e da mulher é a gramática generativa, podemos dizer “o nó de ouro”. A fé atinge-a da sabedoria da criação de Deus, que confiou à família não o cuidado com uma intimidade que seja fim em si própria, mas sim o emocionante projeto de tornar “doméstico” o mundo” – afirmou o Papa Francisco.

Deus nunca abandonou o homem – declarou o Santo Padre – no livro do Gênesis, a promessa feita à mulher parece garantir a cada nova geração uma bênção especial para defender-se do maligno. Além disso, antes de expulsar os primeiros pais do Paraíso, Deus prepara-lhes túnicas de peles, um sinal da sua ternura que chegará à plenitude com a vinda de Jesus.

Com isto, podemos ter a certeza de que cada família é uma bênção para o mundo, até ao final da história – afirmou o Papa Francisco que contestou as ideias feitas sobre a “mulher sedutora” que inspira o mal, tendo, pelo contrário, exortado ao espaço que se deve dar a uma “teologia da mulher que esteja à altura desta benção para ela e para a geração!”

Cristo – recordou o Papa – nasceu de uma mulher. “É a carícia de Deus sobre as nossas chagas, os nossos erros e pecados.”

No final da sua catequese o Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Saúdo os peregrinos de língua portuguesa presentes nesta audiência, e através de cada um de vós, saúdo a todas as famílias dos vossos países. Dirijo uma saudação particular aos membros da Fundação «Fé e Cooperação» de Portugal e aos grupos de brasileiros. Deixai-vos guiar pela ternura divina, para que possais transformar o mundo com a vossa fé. Deus vos abençoe.”

O Papa Francisco pediu no final da audiência geral a oração de todos os fiéis para a 10ª Viagem Apostólica do seu pontificado que começará no próximo sábado dia 19 setembro e que levará o Santo Padre a Cuba e aos EUA.

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção!

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.