2015-07-26 13:26:00

Angelus: multiplicar gestos de solidariedade


Domingo, 26 de julho, Angelus com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro: largos milhares de fiéis saudaram o Santo Padre e ouviram a sua reflexão.

O Evangelho de S. João apresenta neste domingo o grande sinal da multiplicação dos pães – disse o Papa Francisco – quando Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia tendo sido seguido por grande multidão atraída pelos milagres que Jesus realizava nos doentes.

Jesus coloca-se numa posição de quem ensina: sobe a um monte e senta-se. Depois, desafia os discípulos dizendo-lhes: o que fazer para dar de comer a esta multidão?

O Papa Francisco recordou Filipe, um dos discípulos, que logo fez contas e considerou que não conseguiriam dar de comer a tanta gente. Este discípulo, e os outros, raciocinam em termos de mercado, mas Jesus substituía a lógica do comprar pela lógica do dar.

Eis que André apresenta um rapazinho que só tinha cinco pães e dois peixes – continuou o Santo Padre – Jesus mandou-os sentar, pegou nos pães e nos peixes, deu graças ao Pai e distribui-os e todos ficaram saciados. Estes gestos antecipam os da Última Ceia.

Desta forma, o Papa afirmou que “participar na Eucaristia significa entrar na lógica de Jesus” que é a “lógica da gratuidade e da partilha”.

A multidão ficou maravilhada com o prodígio da multiplicação dos pães, mas o dom que Jesus oferece é plenitude de vida – afirmou o Santo Padre:

“Jesus sacia não só a fome material, mas também aquela mais profunda, a fome de sentido de vida, a fome de Deus.”

O Papa Francisco apelou, assim, a todos os fiéis para que cumpram pequenos gestos de solidariedade e que Deus os multiplicará tornando-nos participantes do seu dom.

Depois da recitação do Angelus o Papa Francisco, acompanhado por dois jovens, deu início às inscrições para a Jornada Mundial da Juventude clicando num ipad a sua própria inscrição. Chamou à 31ª Jornada que se realizará na Polónia no próximo ano um autêntico Jubileu da Juventude integrado no Ano Santo da Misericórdia.

De seguida o Papa Francisco proferiu um apelo pela libertação das pessoas sequestradas na Síria a começar, desde logo, pelo padre Dall’Oglio, raptado na Síria há dois anos atrás:

“Daqui a alguns dias ocorre o segundo aniversário desde que, na Síria, foi raptado o padre Dall’Oglio. Dirijo um apelo muito forte pela libertação deste estimado religioso. Não posso esquecer também os bispos ortodoxos raptados na Síria e todas as outras pessoas que nas zonas de conflito foram sequestradas.”

O Papa Francisco recordou ainda a memória litúrgica deste domingo; Santa Ana e S. Joaquim, pais de Nossa Senhora, que eram – sublinhou o Papa – os avós de Jesus.

Como habitualmente o Santo Padre pediu que os fiéis rezassem por ele e a todos desejou um bom domingo e um bom almoço. (RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.