2015-03-28 09:32:00

Cantalamessa: oportunidade de graça para cristãos do Oriente e Ocidente


O Papa Francisco participou na manhã desta sexta-feira (27/03) na última pregação da Quaresma, feita pelo Pregador da Casa Pontifícia, P. Raniero Cantalamessa.

A fé comum do Oriente e do Ocidente guiou as meditações precedentes, e esta última foi dedicada ao problema da salvação, ou seja, de como ortodoxos e mundo latino compreenderam o conteúdo da salvação cristã.

Para o P. Cantalamessa, este é o campo em que é mais necessário para os latinos dirigirem o seu olhar para o Oriente, “a fim de enriquecer e, em parte, corrigir o nosso modo difuso de conceber a redenção operada por Cristo”.

Na sua pregação, o capuchinho apresenta o modo diferente de entender a salvação entre Oriente e Ocidente, que tem origem na compreensão do pecado original e, portanto, no efeito primário do baptismo. Os orientais nunca entenderam o pecado original no sentido de uma verdadeira "culpa" hereditária, mas como a transmissão de uma natureza ferida e propensa ao pecado, como uma perda progressiva da imagem de Deus no homem, não só devida ao pecado de Adão, mas ao de todas as gerações sucessivas.

“Não podemos deixar de lhes agradecer por terem cultivado e tenazmente defendido ao longo dos séculos um ideal de vida cristã bonito e edificante, do qual toda a cristandade se beneficiou, inclusive por meio do silencioso instrumento do ícone”, disse o P. Cantalamessa, que concluiu:

“Desenvolvemos as nossas reflexões sobre a fé comum do Oriente e do Ocidente tendo à nossa frente, nesta capela, a imagem da Jerusalém celeste com os santos ortodoxos e católicos reunidos em grupos mistos, de três em três. Peçamos a eles a ajuda para realizar, na Igreja aqui da terra, a mesma comunhão fraterna de amor que eles vivem na Jerusalém celeste. Agradeço ao Santo Padre e aos veneráveis padres, irmãos e irmãs, pela benévola atenção e desejo a todos uma Feliz Páscoa!”.

(BS/BF)

 








All the contents on this site are copyrighted ©.