Dom Fisichella: a misericórdia é o rosto de Cristo que vai ao encontro de todos


Cidade do Vaticnao (RV) - O Papa Francisco surpreendeu a todos nesta sexta-feira, dia 13, ao anunciar sua decisão de convocar um Jubileu extraordinário centralizado na misericórdia de Deus, um Ano Santo da Misericórdia. O Jubileu da Misericórdia será proclamado solenemente em 12 de abril próximo, Domingo da Divina Misericórdia, com a leitura e a publicação, na Porta Santa vaticana, da Bula oficial jubilar. Sobre o significado do Ano Santo da Misericórdia, a Rádio Vaticano entrevistou o Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, ao qual confiou a organização do Jubileu:

Dom Rino Fisichella:- “Há um significado que se reflete na simbologia que o Papa Francisco quis utilizar. Em primeiro lugar, anunciou em 13 de março, ou seja, no início do terceiro ano de seu Pontificado; e o fez durante uma celebração penitencial recordando aos confessores a obrigação que têm de expressar a misericórdia. O Papa fez isso primeiro se confessando, e depois se colocando a atender confissão. Portanto, penitente e confessor, o testemunho do grande mistério da misericórdia que no envolve... e não nos esqueçamos que a Porta Santa será aberta propriamente no dia do cinquentenário de conclusão do Concílio Vaticano II. Todos estes elementos – a meu ver – indicam o percurso e dão significado a este Jubileu extraordinário.”

RV: Há um grande debate na Igreja sobre a relação entre verdade e misericórdia. O que é a misericórdia cristã?

Dom Rino Fisichella:- “A misericórdia cristã è a verdade sobre Deus e é a verdade que Deus nos quis fazer conhecer. A misericórdia é a palavra-síntese do Evangelho. A misericórdia é o rosto de Cristo: é aquele rosto que conhecemos em todos os aspectos da sua existência, quando vai ao encontro de todos, quando cura os doentes, quando se senta à mesa com os pecadores públicos e, sobretudo quando, pregado na Cruz, perdoa: ali temos o rosto da misericórdia divina.”

RV: O Papa Francisco recordou a etimologia da palavra em latim: miseris cor dare, “dar o coração aos míseros”...

Dom Rino Fisichella:- “É verdade, a misericórdia é isso: é recordar-se que, no momento em que somos portadores de Cristo e testemunhas de seu amor, devemos olhar em primeiro lugar para aqueles que são os privilegiados aos olhos de Cristo. São os que Ele mesmo nos indicou: “Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber; era estrangeiro e me acolhestes, estava nu e me vestistes, estava preso, estava doente e me visitastes”. E diante da surpresa destes que o tinham e não o haviam reconhecido, Jesus nos disse também: “Toda vez que fizestes a um destes pequeninos, a mim o fizestes.”

RV: O Papa confiou a organização deste Jubileu extraordinário ao Pontifício Conselho do qual o senhor é o presidente. Pode nos dizer já algo sobre como se realizará este Ano Santo?

Dom Rino Fisichella:- “Ainda é muito cedo. O Papa nos surpreendeu a todos e, portanto, agora vivemos a alegria do anúncio. No que tange à organização, nas próximas semanas a máquina já estará em ação e poderá certamente ser mais precisa. Em todo caso, já no anúncio o Papa nos deu a nota indicativa, dizendo-nos que este Jubileu inicia um caminho, e é o caminho da conversão espiritual. Portanto, antes de tantas outras preocupações estruturais, permanece a mais importante: a da conversão do coração.” (RL)








All the contents on this site are copyrighted ©.