Papa: façamos o bem e "não a santidade aparente"


Cidade do Vaticano (RV) - Se você "aprende a fazer o bem," Deus "perdoa generosamente" todo pecado. O que não perdoa é a hipocrisia, “a santidade aparente”. Foi o que afirmou o Papa Francisco na homilia da Missa da manhã desta terça-feira, celebrada na Capela da Casa Santa Marta.

Os santos aparentes, que, mesmo diante do céu se preocupam de parecer mais do que ser, e os pecadores santificados, que para além do mal feito aprenderam a "fazer" um bem maior. Nunca houve dúvida sobre quem Deus prefere, afirma o Papa Francisco, que coloca essa duas categorias no centro de sua meditação.

As palavras da leitura de Isaías - explica no início -, são um imperativo e paralelamente um "convite" que vem diretamente de Deus: "Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem" defendendo órfãos e viúvas, ou seja - sublinha Francisco - "aqueles que ninguém recorda ", entre os quais, continua o Papa, há também os "idosos abandonados, as crianças que não vão à escola” e aqueles “que não sabem fazer o sinal da cruz. Atrás do imperativo e do convite há substancialmente o convite de sempre à conversão:

"Mas como eu posso me converter? "Aprendam a fazer o bem!". A conversão. A sujeira do coração não se remove como você remove uma mancha: vamos a lavanderia e saímos limpos ... remove-se com o "fazer": tomar um caminho diferente, uma estrada diferente daquela do mal. "Aprendam a fazer o bem, isto é, o caminho do fazer o bem. E como faço o bem? É simples! "Busquem a justiça, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva”. Recordemos que em Israel os mais pobres e necessitados eram os órfãos e as viúvas: façam justiça a eles, vão onde estão as chagas da humanidade, onde há tanta dor ... E assim, fazendo o bem, você irá lavar o seu coração”.

E a promessa de um coração lavado, isto é perdoado, vem do próprio Deus, que não leva em conta os pecados de quem ama concretamente o próximo:

"Se você fizer isso, se você vem por este caminho, no qual eu convido você – nos diz o Senhor – ‘ainda que os seus pecados sejam como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve’. É um exagero, o Senhor exagera: mas é a verdade! O Senhor nos dá o dom do seu perdão. O Senhor perdoa generosamente. ‘Mas eu perdôo você até aqui, depois vamos ver o resto ...." Não! O Senhor perdoa sempre tudo! Tudo! Mas se você quer ser perdoado, você tem que iniciar o caminho do fazer o bem. Este é o dom! ".

O Evangelho do dia, apresenta, ao invés, o grupo dos astutos, aqueles "que dizem as coisas certas, mas fazem o contrário." "Todos, - disse Francisco -, somos astutos e sempre encontramos um caminho que não é o certo, para parecer mais justo do que somos: é o caminho da hipocrisia":

"Esses fingem de se converter, mas o seu coração é uma mentira: eles são mentirosos! É uma mentira ... O seu coração não pertence ao Senhor; pertence ao pai de todas as mentiras, Satanás. E esta é a falsa santidade. Mil vezes Jesus preferiu pecadores a eles. Por quê? Porque os pecadores diziam a verdade sobre si mesmos. "Fique longe de mim, Senhor, que eu sou um pecador! ': Pedro disse isso, uma vez. Eles nunca disseram isso mas ‘obrigado Senhor, porque eu não sou um pecador, porque sou justo’... Na segunda semana da Quaresma há três palavras para pensar, para refletir: o convite à conversão, o dom que o Senhor nos dá, isto é, um perdão grande, um grande perdão, e a armadilha, isto é, fingir de se converter, mas tomar o caminho da hipocrisia ". (SP)

 








All the contents on this site are copyrighted ©.