2014-11-19 11:23:00

Somos todos chamados à santidade - o Papa na audiência geral


Na audiência geral de quarta-feira dia 19 de novembro o Papa Francisco propôs uma catequese sobre a vocação à santidade de todos os cristãos. Fez também um apelo pela paz em Jerusalém e pediu orações pelas comunidades religiosas de clausura.

 

Quarta-feira, 19 de novembro manhã de sol em Roma. Na Praça de S. Pedro largos milhares de peregrinos acolheram o Papa Francisco para a tradicional Audiência Geral. Na sua catequese o Santo Padre falou sobre a vocação à santidade.

O Papa Francisco começou por referir que um grande dom do Concílio Vaticano II é ter afirmado que todos os batizados possuem uma mesma dignidade e uma mesma vocação universal à santidade. Ser santo não é uma prerrogativa oferecida só para alguns escolhidos, nem significa ser dotado de uma capacidade especial. Não! Trata-se de um dom que o Senhor Jesus oferece gratuitamente a cada um de nós.

“Por isso, para tornar-se santo, não é preciso ser bispo, padre ou religioso” – afirmou o Papa Francisco - mas todos e cada um dos batizados são chamados a viver no amor e a oferecer o seu testemunho cristão nas ocupações quotidianas.

Por exemplo, para alguém que é casado, ser santo significa amar o seu cônjuge como Cristo amou a Igreja. “Para um catequista, educador ou voluntário” – sublinhou o Santo Padre – “ser santo é possível, tornando-se sinal visível do amor de Deus e da sua presença junto de nós.”

No final da catequese o Papa Francisco pediu que todos façamos um exame de consciência sobre como estamos a responder a este chamamento de Deus. Longe de tornar a existência pesada e triste, este chamamento à santidade é um convite a viver na alegria cada momento da nossa vida – concluiu o Santo Padre.

 

Nas saudações em italiano o Papa Francisco fez dois apelos importantes. O primeiro dirigido aos recentes acontecimentos de violência em Jerusalém. O Papa Francisco afirmou seguir com preocupação estes episódios de inaceitável violência. O Santo Padre reafirmou a sua oração por todas as vítimas e apelou para a paz pedindo que se coloque fim à espiral de ódio e violência.

O Papa Francisco lançou um outro apelo por ocasião da Memória Litúrgica da Apresentação de maria Santíssima no Templo que se celebra na próxima sexta-feira, 21 de novembro:

“Sexta-feira, 21 de novembro, memória litúrgica da Apresentação de Maria Santíssima no Templo, celebraremos a Jornada pro Orantibus, dedicada às comunidades religiosas de clausura. É uma ocasião oportuna para agradecer ao Senhor o dom de tantas pessoas que nos mosteiros se dedicam a Deus na oração e no silencio operante, reconhecendo-lhe aquele primado que só a Ele diz respeito. Agradeçamos ao Senhor pelos testemunhos de vida de clausura e não lhes façamos faltar o nosso empenho espiritual e material, para cumprir tal importante missão.”

O Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, particularmente aos fiéis das paróquias «Nossa Senhora Stella Maris» e «Santa Rita de Cássia». Queridos amigos, recordem que nunca estamos sozinhos, mas caminhamos juntos, ajudando-nos uns aos outros a viver segundo o Evangelho de Jesus para nos tornarmos santos, fazendo da própria vida um dom de amor para as pessoas que nos rodeiam. Que Deus vos abençoe a vós e a vossos entes queridos!”

 

O Papa Francisco a todos deu a sua benção! (RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.