2014-10-09 12:39:35

Papa: "O Espírito Santo é o 'algo mais' que Deus nos dá"


RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) – “Rezando, pedimos tantas coisas, mas o maior dom que Deus nos pode dar é o Espírito Santo”: foi o que disse o Papa Francisco na homilia matutina presidida na Casa Santa Marta. O Papa refletiu sobre o Evangelho do dia, que apresenta a parábola de um homem que insistindo, obtém de seu amigo aquilo que quer.

No Evangelho (Lucas 11), há três palavras-chave – adiantou o Papa: o amigo, o Pai e o dom. Jesus mostrou aos discípulos o que é a oração: é como um homem que à meia-noite foi pedir uma coisa a seu amigo. Na vida – observou ainda Francisco – existem amigos ‘de ouro’, que realmente dão tudo; e outros ‘mais ou menos’ bons. E isso ensina se formos inoportunos e intrometidos, a relação de amizade fará com que sejamos atendidos”, disse o Papa, citando o trecho do Evangelho.

“Jesus disse ainda: ‘Quem de vocês, sendo pai, se o filho lhe pedir um peixe, em vez do peixe lhe daria uma serpente? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?’ … ‘Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai do Céu!”.

Assim – prosseguiu Francisco – não só o amigo que nos acompanha em nossas vidas nos ajuda e nos dá o que lhe pedimos: também o Pai do Céu nos ama tanto. Jesus queria despertar a confiança na oração, e disse: “Peçam e lhes será dado; busquem e achareis, batam e se abrirá; porque quem pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, será aberto. Isto – afirmou o Papa – é a oração: pedir, tentar entender, bater à porta do coração de Deus. E o Pai dará o Espírito Santo a quem lhe pedir”.

“Este é o verdadeiro dom, este é o ‘algo mais’ de Deus. Deus jamais te dará um presente assim, sem alguma coisa que o torne mais bonito. O que Deus nos dá ‘a mais’ é o Espírito: é o verdadeiro dom do Pai é o que a oração não ousa esperar”.

“A oração – concluiu o Pontífice – se faz com o amigo, o companheiro de caminho da vida; se faz com o Pai e no Espírito Santo. O amigo é Jesus”:

É Ele que nos acompanha e nos ensina a rezar; e a nossa oração deve ser assim, trinitária. Às vezes dizem: ‘Creio em Deus’. Mas Deus não existe! Existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo: são pessoas, não são uma idéia no ar... Este Deus-spray não existe! Existem pessoas! Jesus é o companheiro de caminho que nos dá o que pedimos; o Pai que cuida de nós e nos ama, e o Espírito Santo é o dom, é o ‘algo mais’ que nos dá o Pai, aquilo que a nossa consciência não ousa esperar”.
(CM)







All the contents on this site are copyrighted ©.