2014-09-10 11:48:49

Essencial do Evangelho: a misericórdia – Papa na audiência geral


RealAudioMP3

O Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira continuou com o tema da Igreja como mãe desenvolvendo um aspeto particular da ação educativa da Igreja, ou seja, como ela nos ensina as obras de misericórdia.

Segundo o Evangelho, “o essencial é a misericórdia” – afirmou o Santo Padre que recordou o ensinamento de Jesus para com os discípulos: “Sede misericordioso como o vosso Pai é misericordioso”.

Fiel a este ensinamento a Igreja repete a mesma coisa aos seus filhos: ‘Sede misericordiosos’ como é o Pai e como foi Jesus.”

Desta forma – continuou o Santo Padre – a Igreja comporta-se como Jesus, pois não faz lições teóricas, sobre o amor ou sobre a misericórdia mas ensina com o exemplo.

A Igreja ensina a dar de comer e a dar de beber a quem tem fome e sede e a vestir quem está nú”.

O Papa Francisco referiu o exemplo de tantos santos e santas e, sobretudo, o importante exemplo das famílias que partilham os alimentos que têm com aqueles que têm fome.

A Mãe Igreja ensina-nos a estarmos próximos de quem está doente... ”

O Santo Padre recordou todos aqueles que assistem os doentes com espírito de serviço e amor ao próximo.

A Mãe Igreja ensina-nos a estarmos próximos de quem está na prisão... ”

A propósito daqueles que estão na prisão o Papa Francisco referiu que a misericórdia supera todos os muros e pode ajudar a mudar o coração e a vida.

A Mãe Igreja ensina a estar junto de quem foi abandonado e morre sozinho... ”

Recordando a Beata Teresa de Calcutá o Santo Padre recordou o modo como ela acolhia os moribundos dando-lhes um último carinho no momento da morte.

No final da sua catequese o Papa Francisco afirmou que “para mudar o mundo é preciso fazer o bem a quem não nos pode retribuir, tal como fez o Pai connosco dando-nos Jesus.”

O Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, em particular aos tripulantes do Navio-escola Brasil e a todos os fiéis brasileiros. Queridos amigos, as obras de misericórdia são essenciais para a nossa vida cristã. Olhai ao vosso redor, há sempre alguém que precisa de uma mão estendida, de um sorriso, de um gesto de amor. Quando somos generosos, nunca nos faltam as bênçãos de Deus. Obrigado!”

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção! (RS) RealAudioMP3








All the contents on this site are copyrighted ©.