2014-06-05 12:04:08

"Devemos ser mais cristãos": Francisco encontra Aram I


RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – O ecumenismo esteve no centro do encontro esta manhã, no Vaticano, entre o Papa Francisco e o Catholicos da Igreja Armênia Apostólica da Cilícia, Aram I.

Na Sala Clementina, a audiência foi marcada por um colóquio privado, pela troca de presentes e por discursos.

Ao se dirigir a Aram I, Francisco ressaltou o passado de provações e sofrimentos da Igreja Apostólica Armênica – o que obrigou seus fiéis a se tornarem um povo peregrino.

“A história de emigração, perseguição e martírio de inúmeros fiéis deixou feridas profundas nos corações de todos os armênios. Nós as devemos ver e venerar como feridas do próprio corpo de Cristo: justamente por isso, essas mesmas feridas são também causa de inabalável esperança e de confiança na misericórdia providente do Pai.”

Precisamos tanto de confiança e esperança – prosseguiu o Papa, principalmente os cristãos do Oriente Médio, que se encontram nas regiões martirizadas pelo conflito e a violência. “Mas também nós cristãos que não devemos enfrentar essas dificuldades, mas que com frequência corremos o risco de nos perder nos desertos da indiferença e do esquecimento de Deus, de viver no conflito entre irmãos ou de sucumbir nas nossas batalhas interiores contra o pecado.”

Francisco então exortou: Como seguidores de Jesus, devemos aprender a carregar com humildade os pesos uns dos outros, ajudando-nos assim reciprocamente a sermos mais cristãos, mais discípulos de Jesus.

Nesses dias que precedem a solenidade de Pentecostes, recordou o Pontífice, devemos invocar com fé o Espírito, para que renove a face da terra, cure as feridas do mundo e reconcilie os corações de cada homem com o Criador.

“Seja Ele, o Paráclito, a inspirar o nosso caminho rumo à unidade, seja Ele a nos ensinar como alimentar os elos de fraternidade que já nos unem no único Batismo e na única fé”, concluiu o Papa.

A seguir, Francisco e Aram I se dirigiram para a Capela Redemptoris Mater para uma oração conjunta.

(BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.