2014-05-07 17:53:44

IX Curso "Exorcismo e oração de libertação"


Roma (RV) – São provenientes de 33 países dos cinco continentes - incluindo Coréia, Austrália, Alaska e Estados Unidos – os cerca de 200 participantes do IX Curso “Exorcismo e oração de libertação”, em andamento desde 5 de maio, em Roma e Bolonha. O encontro, que se concluirá no dia 10 do corrente, é organizado pelo Instituto Sacerdos, do Ateneu Regina Apostolorum e pelo GRIS (Grupo de pesquisa e informação sócio-religiosa).

“É um curso voltado, sobretudo, aos sacerdotes que são os primeiros interessados em aprender o ministério do exorcismo, mas não somente a eles”, explicou o Pe. Cesare Truqui, legionário de Cristo, exorcista e um dos organizadores do encontro. “Um sacerdote exorcista está, de fato, junto a diversos leigos que o ajudam no desenvolvimento do seu ministério. Psicólogos, psiquiatras ou médicos, mas também pessoas ‘normais’, profissionais, donas-de-casa, que podem coadjuvar o sacerdote, quer no exorcismo, quer na conversa preliminar necessária para entender se se trata de possessão ou não, e portanto, fazer uso do discernimento de espíritos”.

“Aprofundar o tema da possessão diabólica não significa provocar uma paranóia geral, mas criar a consciência da existência do demônio e da possibilidade da possessão. Mas é também uma consciência que dá muito equilíbrio, porque se compreende que acontece muito raramente. De qualquer maneira, a influência satânica pode ser combatida com Deus, com a oração, com a devoção mariana”. Papa Francisco, na homilia de 11 de abril passado, na Casa Santa Marta, havia recordado que o “Príncipe deste mundo, o diabo, não quer a nossa santidade, não quer que sigamos Cristo”. “O diabo existe também no século XXI e não devemos ser ingênuos, mas aprender a lutar contra ele”.

“O Papa nos fascina com a sua simplicidade e a sua fé viva, comentou o exorcista Pe. Truqui. “Retoma temas que parecem esquecidos, mas estão sempre presentes. O Papa nos recorda que falar de demônio não significa criar uma nova teologia fora do Evangelho mas permanecer no ensinamento de Jesus Cristo”. (JE)








All the contents on this site are copyrighted ©.