2013-12-22 12:57:36

José renunciando ao que era seu, fez a vontade de Deus e encontrou-se a si próprio - o Papa no Angelus apelou para que todas as famílias tenham casa


RealAudioMP3

No Angelus deste Domingo o Papa Francisco referiu-se ao texto do Evangelho de S. Mateus que nos conta os factos que precederam o nascimento de Jesus sob o ponto de vista de S. José. O Papa Francisco sublinhou em particular a desconcertante situação que José teve que enfrentar com a gravidez inesperada de Maria. Mas ele escolhe fazer a vontade de Deus:

"Quando José tomou conhecimento deste facto ficou desconcertado. O Evangelho não explica quais fossem os seus pensamentos, mas diz-se o essencial: ele tenta fazer a vontade de Deus e é precisamente a renúncia mais radical. Em vez de se defender e de fazer valer os seus próprios direitos, José escolhe uma solução que para ele representa um enorme sacrifício: 'Pois era homem justo e não queria acusá-la publicamente, pensou de repudiá-la em segredo."

O Santo Padre considerou que esta frase revela o drama interior de José pois amava profundamente Maria. Mas ele decidiu fazer a vontade de Deus. É preciso meditar sobre esta atitude pois é uma prova de sacrifício tal como Abraão - afirmou o Papa Francisco:

"É preciso meditar sobre estas palavras, para compreender qual tenha sido a prova que José teve que suportar nos dias que precederam o nascimento de Jesus. Uma prova como aquela de Abraão quando Deus lhe pediu o filho Isaac, renunciar à coisa mais preciosa, à pessoa mais amada."

Mas, como no caso de Abraão o Senhor intervêm e José escuta a vontade de Deus:

"José era um homem que escutava a voz de Deus, profundamente sensível ao seu segredo, um homem atento às mensagens que lhe chegavam do profundo do coração e lá do alto."

José não se obstinou a seguir o seu projeto de vida, não permitiu que o ódio envenenasse a sua alma tornando-se mais livre e grande - continuou o Santo Padre que acentuou o facto de José ter renunciado ao que é seu e encontra-se a si próprio. Disponibiliza-se para a vontade de Deus e encontra o caminho.

Desta forma - concluiu o Papa Francisco - "dispomo-nos a celebrar o Natal contemplando Maria a cheia de graça que teve a coragem de confiar na Palavra de Deus e José, homem justo e de fé que preferiu crer no Senhor do que a dúvida e o orgulho humano. Com eles caminhemos juntos para Bélem."

Depois da oração do Angelus o Papa Francisco, referindo-se a um cartaz que estava na Praça e que dizia "Os pobres não podem esperar", o Santo Padre recordou que Jesus nasceu num estábulo e teve mesmo que fugir e só mais tarde voltou para a sua casa em Nazaré. O Papa disse que pensa hoje em tantas famílias sem casa, seja porque não a tiveram ou porque a perderam. "Casa e família caminham juntas e sem casa não se pode viver" - afirmou ainda o Santo Padre convidando todos a fazerem o possível para que cada família possa ter uma casa.

No final saudou todos os peregrinos presentes e em especial o Instituto Pontifício para as missões estrangeiras, uma banda musical de S. Giovanni Valdarno, os jovens da paróquia de S. Francesco Nuovo e Rieti e os participantes na estafeta Alessandria-Roma para testemunhar o empenho em favor da pazna Somália. A todos desejou um bom domingo e um Natal de esperança, justiça e de fraternidade. (RS)










All the contents on this site are copyrighted ©.