2013-09-13 18:39:19

Papa à Ordem do Santo Sepulcro: a Terra de Jesus precisa de esperança e de paz


Cidade do Vaticano (RV) - Caminhar, construir e confessar. Essas três palavras, já indicadas pelo Papa no início do Pontificado, orientam o discurso por ele dirigido na tarde desta sexta-feira, na Sala Paulo VI, no Vaticano, aos cerca de três mil participantes da peregrinação da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

O pensamento do Pontífice dirigiu-se também à Terra Santa: Terra de Jesus – disse Francisco – tão necessitada de esperança e de paz.

O Bispo de Roma recordou a finalidade caritativa da peregrinação da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, "em favor dos irmãos e das irmãs da Terra Santa, especialmente dos mais necessitados, daqueles que estão vivendo momentos de sofrimento, de tensão e de temor":

"Dirijo a eles, com grande afeto, uma saudação e um abraço; a todos, cristãos e não-cristãos, assegurando a minha oração cotidiana."

"Jesus Cristo crucificado e ressuscitado – disse o Papa – seja realmente o centro da vida de vocês." "Crer na potência redentora da Cruz e da Ressurreição – acrescentou – para oferecer esperança e paz":

"De modo particular, a Terra de Jesus precisa tanto de esperança e paz! A fé não afasta das responsabilidades que todos somos chamados a assumir, mas, pelo contrário, provoca e impele a um compromisso concreto em vista de uma sociedade melhor."

Em seguida, o Pontífice recordou o tríplice compromisso que deveria animar todo cristão: caminhar, construir e confessar. No caminho da vida – disse Francisco – cada um pode ser "errante" ou "peregrino". Muitas pessoas são errantes, "porque desprovidas de um ideal de vida".

Ao invés, a peregrinação não é um errar sem meta, mas uma experiência para construir com caridade, compaixão e amor. E o caminhar para construir nasce "do confessar a fé de modo sempre mais profundo".

"A profissão de fé e o testemunho da caridade estão estreitamente ligados" – afirmou. Por fim, o Pontífice exortou os membros da Ordem Equestre a serem "sinceros embaixadores de paz":

"Sejam testemunhas do sentido profundo, da luz que a fé traz em si; saibam conservar a grande riqueza de valores, de sabedoria do passado, mas vivendo intensamente o presente, empenhando-se no hoje, com o olhar voltado para o futuro, abrindo horizontes de esperança com a sua obra para dar um rosto mais humano à sociedade."

Mais de três mil e quinhentos homens e mulheres da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém encontram-se reunidos em Roma por ocasião da consulta mundial, que é convocada a cada cinco anos para refletir sobre a situação da comunidade católica na Terra Santa. Ao mesmo tempo, realiza-se nestes dias também a Peregrinação internacional. (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.