2013-09-02 12:49:44

Treinar para cultivar o "Campo da Fé"


RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) - Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Assim que chegou ao Brasil, o Papa Francisco deixou claro a finalidade de sua visita.

“Esta minha visita outra coisa não quer senão continuar a missão pastoral própria do Bispo de Roma de confirmar os seus irmãos na Fé em Cristo, de animá-los a testemunhar as razões da Esperança que d’Ele vem e de incentivá-los a oferecer a todos as inesgotáveis riquezas do seu Amor.”

Ao reacender a chama da fé nos jovens, o fez em toda a sociedade, para além das fronteiras brasileiras. A transferência da vigília e da missa de envio de Guaratiba para Copacabana, foi a ocasião para Francisco falar que o verdadeiro “Campus Fidei”, o Campo da Fé, não é um lugar geográfico, mas somos nós mesmos. Cada um de nós, cada um de vocês, eu, todos. E ser discípulo missionário significa saber que somos o Campo da Fé de Deus.

“Hoje – todos os dias, mas de forma especial hoje – Jesus semeia. Quando aceitamos a Palavra de Deus, então somos o Campo da Fé! Por favor, deixem que Cristo e a sua Palavra entrem na vida de vocês, deixem entrar a semente da Palavra de Deus, deixem que germine, deixem que cresça. Deus faz tudo, mas vocês deixem-no agir, deixem que Ele trabalhe neste crescimento!”

Jesus nos oferece algo superior à Copa do Mundo!, disse ainda o Papa, Jesus oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda, de uma vida feliz e nos oferece também um futuro com Ele que não terá fim, na vida eterna. É o que nos oferece Jesus, mas pede para pagarmos a entrada; e a entrada é que treinemos para estar “em forma”, para enfrentar, sem medo, todas as situações da vida, testemunhando a nossa fé.

“Queridos amigos, não se esqueçam: Vocês são o Campo da Fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor.
Durante estes dias, aqui no Rio, vocês puderam fazer a bela experiência de encontrar Jesus e de encontrá-lo juntos, sentindo a alegria da fé. Mas a experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês. Seria como cortar o oxigênio a uma chama que arde. A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história (cf. Rm 10,9).”

Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, experimentamos que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria. É a hora de demonstrar que aprendemos a lição: voltar para casa e anunciar o Evangelho com uma certeza: Cristo bota fé nos jovens.

“Cristo ‘bota fé’ nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens 'botam fé' em Cristo.”

(BF)








All the contents on this site are copyrighted ©.