2013-05-01 08:40:56

Uma luz provinda do Sul de Minas


Uberaba (RV) - A vida de Nhá Chica, e a persistente fama de santidade que as comunidades fiéis lhe atribuem, é uma prova de que o Espírito fala pela voz do povo. Quando tomei conhecimento, como Bispo Diocesano, dos fatos simples e iluminadores de sua vida exemplar, a primeira coisa que descobri foi que ela não é uma lenda histórica, muito menos sua existência foi misturada com acontecimentos fantasiosos. Nela tudo é muito real, revestido de simplicidade e até de pobreza de recursos. “O Senhor virá para ser glorificado nos seus Santos” (2 Tss 1, 10). Um casal não se sente diminuído ao lhe falarmos: “a sua filhinha é muito linda”. Embora reconheçamos, sem a mínima dúvida, de que Jesus é o único Santo, o Espírito distribui entre os seus filhos e filhas, abundantes sinais de perfeição provindos da pessoa de Jesus. “Sede meus imitadores como eu o sou de Cristo” (1 Cor 11,1). A Igreja precisa de modelos de santidade, por mil razões. Mas destaco neste momento apenas que eles tem a razão esclarecida para entender o verdadeiro sentido das Escrituras.

Quanto à beatificação solene de Nhá Chica (Francisca Paula de Jesus), valendo a partir do dia 04 de maio de 2013, vai projetar, a partir de Baependi, uma nova luz para os céus do Brasil. Nós podemos, licitamente, invocá-la para ser nossa intercessora em questões de saúde, de emprego, de questões amorosas, de convivência, de assuntos de fé, e de tantos problemas diante dos quais nos sentimos pequenos para vencer. Mas não podemos deixar na sombra o principal, pelo qual a Igreja promove a devoção aos Santos: é olhar como o Santo ou a Santa viveram o aperfeiçoamento da vida cristã; como foram seguidores de Jesus; de que forma superaram seus defeitos; de que maneira descobriram o caminho da salvação. Em Beata Nhá Chica, sem deslizar para “mentirinhas piedosas”, vemos um exemplo de pessoa convertida a Cristo e às coisas de Deus; nela reluz um grande desejo de ajudar o próximo em suas necessidades espirituais; tinha um imenso respeito para com a Eucaristia; sua devoção mariana era consistente; seu amor ao semelhante era incansável. Em que ponto vamos imitar o exemplo de sua vida? Eu da minha parte, peço sua intercessão, para ser sempre mais de Cristo, meu amado Senhor.

Dom Aloísio Roque Oppermann scj
Arcebispo Emérito de Uberaba, MG
Endereço eletrônico: domroqueopp@terra.com.br







All the contents on this site are copyrighted ©.