2013-04-12 16:27:31

O cordeiro e o rebanho


Juiz de Fora (RV) - A Páscoa é o grande momento do nascimento da Igreja. A partir da experiência da ressurreição de Jesus, ergue-se o edifício da Igreja. Os apóstolos e os discípulos, que, em sua maioria, haviam fugido assustados na hora da Paixão, sentem-se fortalecidos pela experiência de que Jesus, aquele que morreu na cruz, está vivo. Mas não no sentido de que tenha voltado à nossa vida. Está vivo de uma maneira nova e mais plena. A morte já não tem poder sobre Ele. Ou melhor, Ele venceu a morte. Deus o ressuscitou. E Ele aparece aos seus discípulos.

Estamos diante de um relato da aparição de Cristo ressuscitado. Agora, no texto de João 21,1-19, acontece às margens do mar de Tiberíades. Não entendamos de maneira errada a palavra aparição. Não é o órgão da visão que é exigido, mas a fé. Por isso, ao ouvir ou ler “aparição”, devemos compreender que Ele se dá a conhecer. Depois da morte e ressurreição do Senhor, a vida dos discípulos continua. É na lida do dia-a-dia que o Senhor se faz sentir e oferece os sinais de sua presença.

Simão Pedro, que, ao longo de todo o quarto evangelho, não é propriamente o homem da fé, porque depende do “discípulo que Jesus amava”, será quem , em alguns versículos, dirá:”É o Senhor!”.

O diálogo de Jesus com Simão Pedro adquire, então, toda importância, pois se trata de fundar a missão de Pedro como ”primeiro entre iguais” num mandato do Senhor: “Apascenta minhas ovelhas (cordeiros)”: Segue-me. Porque essa missão lhe é confiada pelo Senhor, será necessário quer Pedro o ame mais do que tudo.

É nesse sentido que deve ser compreendida a pergunta de Jesus: “Simão, filho de João, tu me amas mais que estes?”

É preciso que percebamos que esse mesmo Jesus faz essa pergunta para cada um de nós.

+ Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)







All the contents on this site are copyrighted ©.