2013-04-10 11:22:42

Jesus com a Ressurreição venceu o nosso pecado" - Papa Francisco na audiência geral


Ouça aqui... RealAudioMP3

Hoje na audiência geral o Papa Francisco procurou na sua catequese responder à questão: O que significa para a nossa vida a Ressurreição? E porque é que sem a ressurreição é vã a nossa fé?

A nossa fé funda-se na Morte e Ressurreição de Cristo, precisamente como uma casa se apoia nos seus alicerces: se cedem a casa cai. Na cruz, Jesus ofereceu-Se a Si mesmo, tomando sobre Si os nossos pecados, mas, na ressurreição, venceu-os, libertou-nos deles e abriu-nos a estrada para renascer para uma vida nova.

Na primeira Carta de São Pedro de que foi ouvida uma leitura no início da audiência podemos ler: “ Seja bendito Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que na sua grande misericórdia nos regenerou, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dos mortos, para uma esperança viva, para uma herança que não se corrompe, não se mancha e não apodrece”. O Papa concretiza:

O apóstolo diz-nos que com a ressurreição de Jesus qualquer coisa de absolutamente novo acontece: somos libertados da escravidão do pecado e tornamo-nos filhos de Deus, somos gerados para uma nova vida. Quando é que se realiza isto para nós? No Sacramento do Baptismo.

Noutros tempos o baptismo era feito por imersão na água para assim simbolizar a entrada total para uma vida nova e de seguida era vestida a túnica branca, pois tinha-se tornado em Filho de Deus. Também S. Paulo nos fala disto na sua Carta aos Romanos dizendo-nos que através do Baptismo podemos chamar a Deus Abba, Pai. O Santo Padre esclarece:

O Espírito Santo realiza em nós esta nova condição de filhos de Deus. E este é o maior dom que recebemos do Mistério Pascal de Jesus. E Deus trata-nos como filhos, compreende-nos, perdoa-nos, abraça-nos, ama-nos mesmo quando erramos.
Desta forma, devemos ter a coragem da fé, E a nossa vida será nova, se nos comportarmos como verdadeiros filhos, deixando que Cristo tome posse da nossa vida, nos transforme e faça como Ele. Cristo ressuscitado é a nossa força e a nossa esperança.

No final o Santo Padre saudou todos os peregrinos de língua portuguesa:

Saúdo cordialmente os peregrinos de língua portuguesa, em particular os grupos vindos de Coimbra e de São José do Rio Preto. A todos agradeço pela presença, desejando a cada um que possa crescer sempre mais na vida nova de ressuscitados que Cristo nos conquistou. Que Deus vos abençoe!

O Santo Padre não deixou de lançar um apelo para as vítimas do terramoto que atingiu o Irão:

Recebi a notícia do forte terramoto que atingiu o sul do Irão e que causou mortos numerosos feridos e graves danos. Rezo pelas vítimas e exprimo a minha solidariedade às populações atingidas por esta calamidade. (R.S.)









All the contents on this site are copyrighted ©.