2013-03-29 12:15:36

Card. Hummes: "Papa Francisco é Jesus Cristo" junto ao povo


RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) - Para o Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, termos um novo Papa é uma oportunidade para vivermos a Páscoa "sob uma nova luz". Para ouvi-lo, clique acima.

"O tríduo da Semana Santa, da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, deve ser para todos nós, cristãos, católicos e, sobretudo para nós católicos do Brasil, uma oportunidade especial, em que temos o novo Papa Francisco, de nos perguntar: “como viver esta Páscoa nesta nova luz?”. Um Papa que se faz pequeno, um Papa que se faz o último com os últimos, um Papa que foge das pompas e da grandeza para se tornar um Papa muito junto, muito próximo de cada um, mas, sobretudo dos mais sofridos. Isto nos lembra profundamente o Evangelho de Jesus Cristo. Jesus Cristo se dá totalmente, se entrega totalmente, assinala seu grande sacrifício na Cruz e depois a sua ressurreição mostra o quanto Deus se faz humilde e se aniquila, como diz São Paulo em sua carta: “Jesus esquece, por assim dizer, de Ser Deus, se aniquila e se deixa humilhar e sacrificar na Cruz por nós. Isso cria a vida, este gesto de amor supremo de Jesus. Podemos ver isto também no Papa: sua caridade muito grande, sua misericórdia, o seu estar junto e ser junto não apenas de longe, acompanhando, mas estando junto e fazendo-se um com os mais pobres, os mais sofridos. Creio que devemos esperar tudo isso nesta Semana Santa e sermos também nós isto.

Interessante que toda vez que o Papa Bento XVI falava que devemos renovar a nossa fé, logo acrescentava que a fé não será nada se não se exprimir na caridade para com o próximo, sobretudo com os mais sofridos. Este Papa está fazendo isto muito concretamente, diante de nós e diante do mundo todo. Sem nenhuma outra pretensão a não ser ‘ser Jesus Cristo’ junto ao povo, inspirando-se em São Francisco de Assis. Portanto, também esta Páscoa, esta Semana Santa possa para nós ser cheia de esperança, de nova vida, cheia desta luz de um tempo novo, com o Papa Francisco, que está iniciando seu ministério.

Desejo uma feliz Páscoa a todos dentro desta luz”.
(CM)







All the contents on this site are copyrighted ©.