2013-02-19 16:01:27

Subamos com fé ao monte do encontro com Deus Amor - Mensagem Bispo do Mindelo (Cabo Verde) para Quaresma 2013


Queridos irmãos e irmãs,
Chegamos à Quaresma, tempo eminentemente de preparação para a maior festa cristã de todos os tempos – A Páscoa. O simbolismo do caminho inspira o estilo da nossa progressão espiritual. Encetamos uma caminhada interior; uma aventura pessoal e comunitária de fé e de amor pelo deserto da conversão. O autor da Carta aos Hebreus convida a esta escalada de fé, para se alcançar a misericórdia: «Aproximemo-nos, então, com grande confiança, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar graça para uma ajuda oportuna» (Heb 4, 16).
O Santo Padre, mais uma vez, na Quaresma, oferece-nos uma mensagem amplamente catequética, com uma densidade espiritual forte e que interpela o nosso viver cristão neste ano da fé. O Papa entrelaça de uma forma genial as duas virtudes teologais, fé e caridade, mostrando-nos como a fé, que toma consciência do amor de Deus revelado no coração trespassado de Jesus na cruz, suscita por sua vez o amor. Fé e amor são indissociáveis para uma vivência cristã coerente. Recomendo vivamente a leitura, o estudo e a meditação desta mensagem intitulada crer na caridade suscita caridade.
Parafraseando o Papa, vamos «subir ao monte do encontro com Deus e depois voltar a descer, trazendo o amor e a força que daí derivam, para servir os nossos irmãos e irmãs com o próprio amor de Deus». Só contemplando o amor de Deus que resplandece no rosto de Jesus Cristo estaremos verdadeiramente aptos para nos abeirarmos dos nossos irmãos e servi-los de forma edificante e salvífica. Para isso, contribui muito as práticas tradicionais que a Mãe Igreja nos recomenda: a oração, o jejum e a penitência. Nos sermões de São Leão Magno diz-se que «aquilo que cada cristão deve praticar em todo o tempo, deve praticá-lo agora com maior solicitude e devoção, para que se cumpra a santa instituição apostólica do jejum quaresmal, que consiste não apenas na abstenção dos alimentos, mas também e sobretudo em abster-se do pecado».
Fé e caridade orientam-se uma para a outra como o Baptismo (sacramentum fidei) e a Eucaristia (sacramentum caritatis); uma leva à outra e uma supõe a outra. Nesta quaresma do ano da fé, havemos de procurar nas nossas comunidades, redescobrir e celebrar de maneira profunda e bela esses dois sacramentos. Na tradição da Igreja são muitos os que se alegram por renascerem na festa da Páscoa pelo Baptismo e os outros que já pertencem à família dos filhos adoptivos, preparam-se para renovar a sua condição de baptizados. A Eucaristia, sacramento do amor é o pão com que Deus alimenta e fortalece os seus filhos, e dela partimos em missão para servir e amar os homens nossos irmãos.
A Palavra de Deus, como nos testemunha o Filho de Deus no Evangelho do 1º Domingo da Quaresma, é a força e o remédio para enfrentarmos as investidas do demónio, o inimigo da nossa alma e da nossa salvação. A Palavra de Deus ocupará um lugar privilegiado ao longo destes quarenta dias de «procura» e «encontro». Ela fará com que a nossa caridade vá para além da justiça. Como afirma Sua Santidade: «a maior obra de caridade é precisamente a evangelização, ou seja, o ‘serviço da Palavra’. Não há acção mais benéfica e, por conseguinte, caritativa com o próximo do que repartir-lhe o pão da Palavra de Deus, fazê-lo participante da Boa Nova do Evangelho, introduzi-lo no relacionamento com Deus: a evangelização é a promoção mais alta e integral da pessoa humana». A Beata Teresa de Calcutá afirmava algo semelhante a isto: quem não dá Deus, dá muito pouco e dizia que «a primeira pobreza dos povos é não conhecer Cristo».
Por isso, irmãos vamos ao encontro de Deus neste tempo favorável em que Ele nos acompanha de modo especial com o Seu Espírito de Amor para podermos prosseguir com fé e alegria a bela tarefa da nova evangelização que será acreditada pelo testemunho do amor.
A nossa renúncia quaresmal deste ano, que esperamos ser fruto na nossa fé, a fé que actua pela caridade (cf. Gal 5, 6), vai servir para criar um fundo de ajuda aos estudantes universitários mais necessitados que se deslocam das outras ilhas para as universidades e pólos universitários sediados em Mindelo e que se confrontam com frequência com grandes dificuldades ao nível da alimentação, alojamento e outros bens de primeira necessidade. Muitas vezes, alguns deles procuram as nossas paróquias para os ajudar em alguma refeição ou outra coisa que lhes faz falta. Apostar na formação da nossa juventude é contribuir para o desenvolvimento da nossa terra. Sejamos generosos na partilha!
Deus nos abençoe com o Seu amor de Pai nesta caminhada para a Páscoa da Ressurreição!

Mindelo, 13 de Fevereiro de 2013, Quarta-feira de Cinzas
† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo








All the contents on this site are copyrighted ©.