2013-01-10 13:02:54

Filho muito amado


Uberaba (RV) - Dentro ainda do contexto do Natal, a liturgia da Igreja celebra a Festa do Batismo do Senhor. O fato, conforme registra a Sagrada Escritura (Lc 3,21), aconteceu no Rio Jordão, quando João Batista, o grande profeta da transição, batiza muitas pessoas, entre elas o próprio Jesus Cristo, com o batismo de penitência.

No cenário do batismo de Jesus fica registrada uma voz que dizia: “Tu és o meu filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3, 22). Isto significa que Jesus vivenciou todos os condicionamentos da pessoa humana num caminho de santidade e de compromisso com o começo de uma missão já anunciada por João Batista.

O batismo é um mergulho, que pode ser na água, mas no coração do mundo, porque ele provoca missão. Por aí deve começar uma nova humanidade, ou a construção de um mundo novo e de uma fraternidade sólida entre as pessoas. Assim podemos ser chamados também de filhos amados do Pai, e chamá-Lo de “Abbá”.

Toda pessoa batizada deve ter um coração aquecido, que arde com capacidade para despertar esperança na humanidade. Ser também agente de construção de um mundo de harmonia e fraternidade. Isto pode acontecer mesmo no meio de qualquer miséria, dor ou tentação. O importante é lutar por uma vida melhor e saudável.

Dificilmente descobrimos a grandeza e as exigências do compromisso batismal. No batismo recebemos a semente da fé, que deve ser cultivada no contexto dos relacionamentos e na construção de um novo mundo. É dever de todos, especialmente dos batizados, trabalharem na busca do bem e na preservação da natureza criada.

Pelo batismo tornamo-nos profetas, anunciadores do Reino de Deus; sacerdotes, para construir a santidade; e rei, no sentido de sermos administradores dos bens da vida. Antes de ser um peso sobre nós, o batismo é um dom, uma vocação à fé comprometida com o projeto de Jesus Cristo. É nele que ficamos habilitados para a missão de servir o povo, fazendo parte da grande família dos filhos de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba







All the contents on this site are copyrighted ©.