2012-11-28 12:03:38

Como falar de Deus hoje? - Bento XVI na audiência geral. Papa recorda Dia Mundial contra a sida


“Como falar de Deus no nosso tempo, numa sociedade frequentemente impenetrável à mensagem evangélica?” – foi a questão abordada pelo Papa, na audiência geral desta quarta-feira, em dia de intensa chuva em Roma.lPara Bento XVI o anúncio cristão “requer um contínuo crescimento na fé, familiaridade com Jesus e com o Evangelho, profundo conhecimento de Deus e forte paixão pelo seu projeto de salvação, sem ceder à tentação do sucesso”. Os católicos não devem ter medo da “humildade dos pequenos passos”, confiando no “fermento que penetra na massa e a faz crescer misteriosamente”, afirmou.
Perante milhares de peregrinos congregados na Sala Paulo VI, o Papa frisou que para falar de Deus é imperioso “dar-lhe espaço sem medo, com simplicidade e alegria”, com a “convicção” de que é Cristo quem deve estar no centro da mensagem, e não quem o manifesta.

Foi no final da audiência que o Papa recordou a celebração, no sábado 1 de Dezembro, do Dia Mundial contra a sida, iniciativa das Nações Unidas para chamar a atenção para uma doença que tem causado milhões de mortos e trágicos sofrimentos humanos, acentuados nas regiões mais pobres do mundo, que só com grande dificuldade podem aceder a medicamentos eficazes.
“Em particular o meu pensamento vai para o grande número de crianças que todos os anos contraem o vírus contagiados pelas próprias mães, não obstante haja terapias para o impedir. Encorajo as numerosas iniciativas que, no âmbito da missão eclesial, se promovem para debelar este flagelo”.

Mas ouçamos as palavras com que o Papa resumiu em português o essencial da sua catequese: RealAudioMP3

Queridos irmãos e irmãs,
O anúncio que leva ao encontro com Deus-Amor, revelado de modo único em Jesus crucificado, é destinado a todos: não há salvação fora de Jesus Cristo. Como podemos falar de Deus hoje? O Ano da Fé é ocasião de buscar novos caminhos, sob a inspiração do Espírito Santo, para transmitir a Boa Nova da salvação. Neste sentido, o primeiro passo é procurar crescer na fé, na familiaridade com Jesus e com o seu Evangelho, aprendendo da forma como Deus se comunica ao longo da história humana, sobretudo com a Encarnação: através da simplicidade. É necessário retornar ao aspecto essencial do anúncio, olhando para o exemplo de Jesus. N’Ele, o anúncio e a vida se entrelaçam: Jesus atua e ensina, partindo sempre da sua relação íntima com Deus Pai. De fato, comunicar a fé não significa levar a si mesmo aos demais, mas transmitir publicamente a experiência do encontro com Cristo, a começar pela própria família. Esta é um lugar privilegiado para falar de Deus, onde se deve procurar fazer entender que a fé não é um peso, mas uma profunda alegria que transforma a vida.
Uma saudação cordial a todos os peregrinos de língua portuguesa, com votos de serem por todo o lado zelosos mensageiros e testemunhas da fé que vieram afirmar e consolidar neste encontro com o Sucessor de Pedro. Que Deus vos abençoe! Obrigado!

No final da audiência, Bento XVI recordou que no próximo sábado, primeiro de Dezembro, se celebra o Dia Mundial contra a sida, iniciativa das Nações Unidas para chamar a atenção para uma doença que tem causado milhões de mortos e trágicos sofrimentos humanos, acentuados nas regiões mais pobres do mundo, que só com grande dificuldade podem aceder a medicamentos eficazes.
“Recordo especialmente o grande número de crianças que todos os anos contraem o vírus a partir das próprias mães, não obstante haja terapias para o impedir. Encorajo as numerosas iniciativas que, no âmbito da missão eclesial, se promovem para debelar este flagelo”.








All the contents on this site are copyrighted ©.