2012-11-02 14:17:56

Igreja comemora os fiéis defuntos: “Somente a fé na vida eterna nos faz amar realmente a história e o presente"


Cidade do Vaticano (RV) - A Igreja comemorou nesta sexta-feira os fiéis defuntos. Na quinta-feira, o Papa, durante o Angelus na Praça São Pedro, na Solenidade de Todos os Santos, celebrada no Vaticano e na Itália, recordou que só a esperança na vida eterna dá sentido ao presente. Nesta sexta-feira, às 18h, locais, Bento XVI presidiu, nas Grutas do Vaticano, de forma privada, um momento de oração pelos Sumos Pontífices falecidos.

Esta vida só tem sentido se há amor, se o amor não termina. E nos santos – disse o Papa no Angelus de ontem – “vemos a vitória do amor sobre o egoísmo e sobre a morte: vemos que Cristo nos conduz à vida, à vida eterna, e dá sentido ao presente, a cada momento que passa, porque o preenche de amor e de esperança”.

“Somente a fé na vida eterna nos faz amar realmente a história e o presente, mas sem apegos, na liberdade do peregrino, que ama a terra porque tem o coração no Céu. Que Nossa Senhora nos obtenha a graça de crer fortemente na vida eterna e de nos sentir em comunhão verdadeira com os nossos queridos defuntos”, disse o Papa.

Na solenidade de quinta-feira, Bento XVI recordou que “a santidade não é algo obsoleto ou inacessível”, mas diz respeito a todos, porque Deus a todos quer doar amor e alegria para sempre. Os santos são “sinais luminosos do amor de Deus”. São aqueles que experimentaram a união entre o céu e a terra seguindo Jesus: Ele – acrescentou o Papa – é que introduziu no gênero humano uma "dinânica nova", um movimento que desde já conduz a humanidade a Deus que “nos ama como seus filhos”, e nos quer dar paz e alegria em abundância. (SP)








All the contents on this site are copyrighted ©.