2012-03-25 23:53:31

Papa exorta latino-americanos a resistirem à tentação de uma fé superficial e rotineira


RealAudioMP3 León (RV) - Com a missa deste domingo, celebrada no Parque Bicentenário de Léon, no Estado mexicano de Guanajuato, chega a seu ápice a primeira etapa da 23ª Viagem Apostólica Internacional de Bento XVI, viagem esta que se concluirá com a visita a outro importante país da América Latina, Cuba.
O carinho e afeto com que os mexicanos têm acolhido o Santo Padre fez-sentir novamente neste grande evento dominical, após a enésima demonstração de entusiamo do dia anterior. De fato, neste sábado, um milhão de pessoas saiu às ruas de León e Guanajuato para ver o Papa no trajeto que fez entre as duas cidades.
Mas para além dos números e da visibilidade que estes posam dar, conta a sede de Deus deste povo latino-americano que – como outros mais deste solo imenso e fecundo – busca a Deus de coração sincero e alma devota, reconhecendo no Papa aquele que – qual Sucessor de Pedro – vem para trazer-lhe uma mensagem de fé, de esperança e encorajamento.
Na missão petrina de confirmar os irmãos na fé, no coração atento e solícito do Pontífice, o anseio de que “a luz de Deus resplandeça sempre mais no rosto de cada um dos filhos desta amada terra” e de que a graça redentora de Cristo oriente as suas decisões “na construção de uma sociedade fundada no desenvolvimento do bem, no triunfo do amor e na difusão da justiça”.
No afetuoso abraço aos fiéis, na missa deste domingo, no centro da mensagem do Papa, o convite à renovação espiritual, à conversão do coração, a “resistir à tentação de uma fé superficial e rotineira, por vezes fragmentária e incoerente”.
Nas Palavras de Bento XVI, um forte eco ao chamado da Missão Continental na América Latina, na certeza de que “a questão crucial para a Igreja, ontem, hoje e sempre, é a fidelidade a seu Senhor”, o modo “como vive, confessa, celebra, dá testemunho e anuncia a fé em Jesus Cristo”.
Nesse sentido, já no início desta visita, o chamado do Papa à coerência cristã. Diante de situações de sofrimento e de estruturas de pecado, a necessidade de coerência entre fé professada e fé vivida.
E mais uma vez, neste dia memorável, a consagração dos filhos deste país e de toda a América Latina e o Caribe à protecção materna da Virgem de Guadalupe, estrela da primeira e nova evangelização.
De León para a Rádio Vaticano, Raimundo Lima







All the contents on this site are copyrighted ©.