2012-01-08 12:24:39

No Angelus, Papa recorda que ao sermos filhos, somos todos irmãos


Cidade do Vaticano (RV) - Após celebrar a missa do Batismo do Senhor na Capela Sistina, o Pontífice se deslocou ao balcão de seu escritório de trabalho para rezar a oração do Angelus com os milhares de fiéis que o aguardavam na Praça São Pedro.

Neste domingo, Bento XVI propôs aos presentes uma reflexão sobre o nosso ‘ser filhos de Deus’ partindo do nosso ser ‘simplesmente filhos’, uma condição que é comum a todos nós.

Ninguém nos pergunta antes se queremos ou não nascer, mas durante a vida, podemos desenvolver uma atitude livre em relação à vida, vivendo-a como um dom e em certo sentido, ‘transformando-nos em filhos’. Este momento marca o amadurecimento pessoal nosso e no relacionamento com nossos pais, a quem passamos a ser ‘agradecidos’. É uma passagem que nos torna capazes de ser pais – não biológica, mas moralmente”.

Per explicar a paternidade de Deus, o Papa disse aos 40 mil fiéis na Praça que "assim como de nossos pais, somos também todos filhos de Deus, amados e queridos por Ele; e que também neste relacionamento podemos ‘renascer’, isto é, transformamo-nos naquilo que somos. Isto ocorre mediante um “sim” profundo com o qual se acolhe a vida como um dom do Pai, um Genitor que não se vê mas no qual se crê; Pai imensamente bom e fiel de todos os irmãos da humanidade".

Bento XVI encerrou a sua reflexão explicando que a fé em Deus Pai se baseia em Jesus Cristo, cuja pessoa e história nos revelam o Pai.

Após rezar a oração mariana, o Papa fez saudações em francês, inglês, alemão, polonês, italiano e espanhol.

Celebramos hoje a festa do batismo do Senhor no Rio Jordão, na qual se revela o mistério do novo batismo da água e do Espírito. Peço-lhes que se recordem do dia em que fomos iluminados sacramentalmente em Cristo e começamos nossa existência como filhos de Deus. Que aquele compromisso e a fé que proclamamos não deixem de ressoar em nossos corações e em nossas vozes” – disse em espanhol.

Antes de deixar os fiéis, o Papa concedeu a todos a sua bênção.
(CM)








All the contents on this site are copyrighted ©.