2012-01-01 12:16:18

Cristãos em favor da paz


Cidade do Vaticano (RV) – "Para que o compromisso dos cristãos em favor da paz seja ocasião para testemunhar o nome de Cristo a todos os homens de boa vontade." Esta a Intenção Missionária proposta para este mês de janeiro pelo Apostolado da Oração.

Comentando essa intenção missionária, a Agência Fides recorda que, numa cultura que tenta deixar Deus fora de qualquer ambiente, a paz é apresentada como uma conquista humana, esquecendo que se trata de um dom de Deus, fruto da Redenção realizada por Cristo.

"Mesmo sendo dom de Deus, os homens devem buscar a paz, devem preparar a estrada para a paz. Por isso, o Santo Padre Bento XVI estabeleceu como tema para o Dia Mundial da Paz 2012, “Educar os jovens para a justiça e a paz", porque ele tem certeza de que os jovens, com seu entusiasmo e sua paixão pelos ideais, podem oferecer ao mundo uma nova esperança" – lê-se no site da Agência.

Uma antropologia centralizada sobre si mesma, e que esquece a dimensão sobrenatural do homem, não pode realizar uma educação completa. Esta visão parcial produz uma educação que esquece os aspectos mais essenciais do ser humano, provenientes do seu chamado à união com Deus.

O Santo Padre recorda a grandeza e o sentido da verdadeira educação, que considera "a aventura mais fascinante e difícil da vida".

Este processo se nutre do encontro de duas liberdades, a do adulto e a do jovem. Requer a responsabilidade do discípulo, que deve estar disposto a deixar-se guiar ao conhecimento da realidade, e a do educador, que deve estar disposto a doar a si mesmo. Por isso, é mais necessário do que nunca ter testemunhas autênticas, e não simples fornecedores de regras ou de informações, analisa a Agência.

"Cristo veio ao mundo como um pequeno Menino. Não quis vir entre nós para impor a força da sua potência. Cristo é a nossa paz. Apresentá-Lo significa oferecer ao mundo o dom mais sublime, o dom da paz."

Já a Intenção Geral neste mês de janeiro pede orações "para que as vítimas dos desastres naturais recebam o conforto espiritual e material necessário para reconstruir a sua vida".

(BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.