2011-12-18 15:16:15

Papa no Angelus: "A virgindade de Maria é única e irrepetível"


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Bento XVI encontrou-se na manhã deste domingo com os fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro para a habitual oração mariana do Angelus. Na alocução que precedeu a oração, numa manhã fria, típica de inverno, o Santo Padre recordou que neste quarto e último domingo do Advento, a liturgia nos apresenta este ano, a narração do anúncio do Anjo a Maria.

Contemplando o estupendo ícone da Santíssima Virgem o Papa se deteve brevemente sobre a importância da virgindade de Maria, do fato que ela concebeu Jesus, permanecendo virgem.

De fato, não só a Virgem Maria concebeu, mas o fez por obra do Espírito Santo, que é o próprio Deus. O ser humano que começa a viver em seu seio – disse o Papa - recebe a carne de Maria, mas sua existência é derivada inteiramente de Deus. É plenamente homem, feito de terra - para usar o símbolo bíblico - mas vem do alto, do Céu.

"O fato que Maria conceba permanecendo virgem, é portanto, essencial para o conhecimento de Jesus e para a nossa fé, porque testemunha que a iniciativa foi de Deus, e sobretudo revela Quem é o concebido. Como diz o Evangelho: Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. (Lc 1,35). Neste sentido, a virgindade de Maria e a divindade de Jesus se garantem reciprocamente".

Eis porque é tão importante a única pergunta que Maria, "muito turbada", dirige ao anjo: "Como se fará isto, visto que não conheço homem?" (Lc 1,34).

"Na sua simplicidade, Maria é sábia: Não duvida do poder de Deus, mas quer entender melhor a sua vontade, para conformar-se integralmente a esta vontade. Maria é infinitamente superada pelo mistério, no entanto, ocupa perfeitamente o lugar que, no centro do mesmo, lhe foi designado. Seu coração e sua mente são totalmente humildes, e, precisamente por causa de sua singular humildade, Deus espera o "sim" desta menina para realizar o seu designo. Respeita a sua dignidade e a sua liberdade".

E concluiu o Papa: "Queridos amigos, a virgindade de Maria é única e irrepetível; mas o seu significado espiritual refere-se a cada cristão. Em síntese, está ligado à fé: de fato, quem confia profundamente no amor de Deus, acolhe em si Jesus, a sua vida divina, através da ação do Espírito Santo. É esse o mistério do Natal!"

Em seguida Bento XVI concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

Antes de se despedir dos fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro o Santo Padre recordou que ontem em Madri, foram proclamados Bem-aventurados 22 missionários Obaltos de Maria Imaculada e um leigo, assassinados na Espanha em 1936 pelo simples fato de serem zelozas testemunhas do Evangelho.

Bento XVI dirigiu ainda seu pensamento ao povo das Filipinas, assegurando a sua proximidade às populações do sul daquele país atingidas por uma violenta tempesta tropical. Rezo pelas vítimas – concluiu o Papa -, em grande parte crianças, pelos sem-teto e pelos numerosos desaparecidos. (SP)








All the contents on this site are copyrighted ©.