2011-12-08 16:41:50

Bento XVI na Praça de Espanha: "Maria nos ajuda a ver além do manto de neblina que envolve a realidade"


Cidade do Vaticano (RV) – Na tarde desta quinta-feira, Solenidade da Imaculada Conceição, Bento XVI deixou o Vaticano e foi até a Praça de Espanha, no centro de Roma, para o tradicional ato de veneração a Maria.

O ato teve início com uma oração. Depois da leitura de um trecho do Apocalipse de S. João Apóstolo e antes da homenagem com flores à Virgem, o Papa se dirigiu aos fiéis e turistas presentes e explicou o simbolismo da imagem que se encontra em uma das mais belas praças de Roma.

"No alto da coluna, a imagem representa ao mesmo tempo Nossa Senhora e a Igreja. A mulher do Apocalipse é a própria Maria, vestida de sol, ou seja, de Deus. Ela tem sob seus pés a lua, símbolo da morte e da mortalidade. Maria é um hino à vida: é a criatura na qual já se realizou a Palavra de Cristo."

Sobre sua cabeça, há uma coroa de doze estrelas, que são as doze tribos de Israel e significa que a Virgem Maria está no centro do Povo de Deus, de toda a comunhão dos santos. Ela representa a Igreja e carrega no ventre Jesus, que deve levar a todos os homens. Justamente por isso, a Igreja encontra a oposição de um feroz adversário, representado na visão apocalíptica por um enorme dragão vermelho.

Aplicando este simbolismo hoje, Bento XVI afirma que no decorrer dos tempos e em todas as partes do mundo, a Igreja sofre perseguições, mas sai vitoriosa. E por isso a comunidade cristã é a garantia do amor de Deus contra todas as ideologias do ódio e do egoísmo.

Como em outras ocasiões, mais uma vez o Pontífice afirmou que a única insídia que a Igreja deve temer é o pecado dos seus membros. "Enquanto Maria é Imaculada, a Igreja é santa, mas ao mesmo tempo marcada pelos nossos pecados. Por isso, o Povo de Deus se dirige à sua Mãe celeste e pede a Ela que acompanhe nosso caminho de fé. É disso que precisamos, sobretudo neste momento tão difícil para a Itália, para a Europa e para várias partes do mundo", disse o Papa.

"Que Maria nos ajude a ver que existe luz para além desse manto de neblina que parece envolver a realidade. Maria, rogai por nós." (BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.