2011-11-19 18:19:24

Ás crianças do Benim o Papa fala da Eucaristia e da oração


(19/11/2011) Após a deslocação a Ouidah, onde teve lugar a assinatura da exortação apostólica pós-sinodal Africae munus , esta tarde o Papa regressou a Cotonou deslocando-se a uma casa das Missionárias da Caridade, congregação religiosa fundada pela beata Madre Teresa de Calcutá, o lar ‘Paz e alegria’ que acolhe crianças abandonadas, órfãs e doentes, muitas delas com SIDA.
No final da breve visita,, através de uma entrada lateral as crianças do lar acompanharam o Papa para o interior da paroquia de Santa Rita, onde já se encontravam reunidas outras crianças da cidade com os seus acompanhantes.
As palavras dirigidas às centenas de crianças reunidas na igreja paroquial de Santa Rita, de Cotonou, tiveram o sabor de uma conversa familiar à volta de dois pontos centrais da fé e da vida cristã: a Eucaristia e a oração. Recordando que o dia da primeira Comunhão ficou para sempre recordado como um dos mais belos da sua vida, o Papa Ratzinger insistiu na presença de Jesus para quem o recebe na sagrada comunhão. Há pois que acolhê-lo com amor, falar-lhe com simplicidade e confiança, escutá-lo com atenção. Bento XVI sugeriu às crianças do Benim que não hesitem em falar de Jesus aos outros. “Ele é um tesouro que é preciso saber partilhar com generosidade. Na história da Igreja, o amor de Jesus encheu de coragem e força muitos cristãos, incluindo crianças como vós”.
Finalmente, um convite a imitar Jesus também na oração de intimidade com Deus Pai: “Como Jesus, também eu posso encontrar cada dia um lugar calmo onde me recolho diante duma cruz ou duma imagem sacra para falar a Jesus e escuta-lo. Posso também servir-me do Evangelho. Depois guardo no meu coração uma passagem que me toca e me pode orientar durante o dia”.
A concluir, e ainda a propósito da oração, Bento XVI tirou do bolso um terço e mostrou-o às crianças como “uma espécie de instrumento que se pode usar para rezar”. “Rezar o terço é simples – assegurou o Papa, propondo que peçam aos pais como se faz, se ainda o não sabem. E prometeu que no final do encontro cada um iria receber um terço como presente: “Com ele na mão, podereis rezar pelo Papa, pela Igreja e por todas as intenções importantes.
O encontro concluiu-se com a recitação conjunta de uma Ave Maria, “pelo mundo inteiro, especialmente por aqueles que sofrem por causa da doença, da fome e da guerra”.
(discurso integral em Viagens Apostolicas)








All the contents on this site are copyrighted ©.