2011-11-06 12:31:25

Seremos julgados sobre o amor vivido concretamente: Bento XVI antes do Angelus com um apelo a pôr termo á violência na Nigéria. O Papa convidou a rezar por Génova e pelas vitimas da aluvião


(6/11/2011) Partindo das leituras bíblicas deste domingo o Papa Bento XVI, antes da recitação do Angelus prosseguiu a sua reflexão sobre a vida eterna iniciada por ocasião da comemoração de todos os fieis defuntos. Sobre este ponto - salientou – é nítida a diferença entre quem acredita e quem não acredita, ou poder-se-ia dizer da mesma maneira entre quem espera e quem não espera.
Se tiramos Deus, se tiramos Cristo das nossas vidas o mundo cai de novo no vazio e na escuridão. E este facto encontra confirmação também nas expressões de nihilismo contemporâneo, um niquilismo muitas vezes inconsciente que infelizmente contagia tantos jovens.
Bento XVI fez depois uma referencia ao Evangelho deste domingo – a parábola das dez virgens, afirmando que a verdadeira sapiência é aproveitar da vida mortal para realizar obras de misericórdia, porque depois da morte isto não será possível . Quando seremos despertados para o juízo final, este verificar-se-á com base no amor praticado na vida terrena. E este amor - salientou Bento XVI – é dom de Cristo, difundido em nós pelo Espírito Santo. E concluiu:
Quem acredita em Deus - Amor traz em si uma esperança invencível, como uma lâmpada com a qual atravessar a noite para além da morte, e chegar á grande festa da vida.
O Papa disse depois que segue com apreensão os trágicos episódios que se verificaram nos dias passados na Nigéria e enquanto reza pelas vitimas, convidou a pôr termo a toda a violência que não resolve os problemas, mas que os aumenta, semeando ódio e divisão também entre os crentes.

Na saudação aos peregrinos de língua italiana o Papa dirigiu o seu pensamento á cidade de Génova duramente atingida por uma aluvião. Asseguro a minha oração pelas vitimas, pelos familiares e por todos aqueles que sofreram graves prejuízos, disse o Papa que pediu a Nossa Senhora da Guarda que sustente a querida população de Génova no empenho solidário para superar esta provação.

Não faltou neste domingo uma saudação do Papa em língua portuguesa RealAudioMP3
Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, em particular os membros do Instituto das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que vieram do Brasil em peregrinação aos lugares de origem da fundadora, Santa Teresa Verzeri, no décimo aniversário da sua canonização. Desejo abundantes graças divinas, às suas filhas e irmãs espirituais e aos seus devotos, para construírem a vida sobre aquela rocha firme que é Cristo vivo na sua Igreja. Deus a todos guarde e abençoe!








All the contents on this site are copyrighted ©.