2011-10-12 11:28:33

Bento XVI pede paz para o Egito


Cidade do Vaticano (RV) – "Deus faz maravilhas na história dos homens." Em síntese, esse foi o conteúdo da Audiência Geral, que reuniu esta quarta-feira na Praça S. Pedro milhares de fiéis e peregrinos.

O Pontífice comentou o Salmo 126, que nos fala do regresso a Jerusalém dos deportados na Babilônia, de homens que viveram um profundo momento de crise e de sentimento de abandono. Eles superaram essa experiência porque, não obstante as dificuldades da vida, mantiveram a esperança e a fé em Deus.

"Realizando a salvação, Deus se revela a todos como Senhor potente e misericordioso, refúgio do oprimido, que não esquece o grito dos pobres", disse o Papa.

Eis o resumo da catequese feito por Bento XVI, em português, seguido da saudação aos peregrinos de língua portuguesa: "Queridos irmãos e irmãs, o Salmo 126 celebra as grandes coisas que o Senhor operou a favor do povo de Israel, e mais concretamente a sua libertação do cativeiro de Babilónia e o regresso a Sião. Trata-se duma experiência tão bela que lhes «parecia viver um sonho». As intervenções do Senhor tomam, por vezes, formas inesperadas e proporções tão grandiosas que ultrapassam quanto podemos imaginar, suscitando o júbilo e a admiração: «Grandes coisas fez por nós o Senhor»! E, enquanto celebram com «expressões de alegria» a salvação recebida, a oração abre-se à súplica pelo restabelecimento completo da sorte do povo de Deus. Em Jesus, no mistério da Cruz, a morte foi transformada em vida, como o grão de trigo que se desfaz na terra para ressurgir espiga. Que o Senhor nos conceda caminhar com Ele para a Casa do Pai, nossa verdadeira Pátria, cantando as suas maravilhas em nossas vidas, como Maria: «O Todo-Poderoso fez em Mim maravilhas: Santo é o seu nome»! Saúdo os diversos grupos de peregrinos vindos do Brasil e demais participantes de língua portuguesa, cujos passos e intenções confio à Virgem Maria. Este mês de Outubro convida-nos a perseverar na reza diária do terço; que, desta forma, as vossas famílias se reúnam com a nossa Mãe do Céu, para cooperarem plenamente com os desígnios de salvação que Deus tem sobre vós. Com afeto concedo-vos, a vós e aos vossos familiares, a minha Bênção Apostólica". RealAudioMP3

Ao final da Audiência Geral, o Papa fez um apelo em prol do Egito: "Estou profundamente entristecido com os episódios de violência que foram cometidos no Cairo domingo passado. Uno-me à dor das famílias das vítimas de todo o povo egípcio, dilacerado pelas tentativas de ameaçar a coexistência pacífica entre as suas comunidades, que é, ao invés, essencial proteger, sobretudo neste momento de transição".

Bento XVI exortou os fiéis a rezarem para que essa sociedade desfrute de uma verdadeira paz, baseada na justiça, no respeito da liberdade e da dignidade de todo cidadão. Além disso, apoia os esforços das autoridades egípcias, civis e religiosas, em favor de uma sociedade na qual sejam respeitados os diretos humanos de todos e, em especial, das minorias em benefício da unidade nacional. (BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.