2011-07-17 13:44:38

BENTO XVI FAZ APELO PELA POPULAÇÃO QUE ENFRENTA A FORTE SECA NO CHIFRE DA ÁFRICA


Cidade do Vaticano, 17 jul (RV) - Bento XVI lançou hoje um apelo de solidariedade internacional para com as populações que enfrentam a situação de extrema seca no Chifre da África, especialmente na Somália. Da residência pontifícia de verão de Castel Gandolfo, onde passa todo o mês de julho, após conduzir a oração mariana do Angelus deste domingo, o Santo Padre pediu que a maior ajuda possível seja enviada com urgência. O Papa lembrou que entre as vítimas desse fenômeno, estão muitas crianças.

E dirigindo-se a todos os fiéis e peregrinos ali presentes, provenientes de diversas partes do mundo, e também a todos que o seguiam, o Pontífice falou ainda sobre as parábolas do Evangelho.

Iniciou explicando que elas são “breves narrativas que Jesus utiliza para anunciar os mistérios do Reino dos Céus. Utilizando imagens e situações da vida cotidiana, o Senhor ‘quer indicar-nos o verdadeiro fundamento de todas as coisas. Ele nos mostra (...) o Deus que age, que entra na nossa vida e nos quer segurar pela mão’ (Jesus de Nazaré. I, Milano, 2007, 229)”.

“Onde Deus não está, nada pode ser bom”, disse o Santo Padre, que, em seguida, falou sobre o Evangelho deste domingo, cujo tema – ressaltou -, “é exatamente este do Reino dos Céus”. Prosseguiu explicando que “Jesus compara o Reino dos Céus a um campo de trigo, para fazer-nos compreender que, dentro de nós, foi semeado algo de pequeno e escondido, que todavia possui uma força vital que não se pode suprimir”.

Continuou reforçando que “apesar de todos os obstáculos, o germe se desenvolverá e o fruto amadurecerá. Esse fruto será bom somente se o terreno da vida for cultivado segundo a Vontade Divina”.

Bento XVI desenvolveu o significado da parábola do joio e do trigo (Mateus 13, 24-30), narrando a passagem na qual “Jesus nos adverte que, depois da semeadura feita pelo patrão, enquanto todos dormiam, interveio o seu inimigo, que semeou o joio”. “Isso significa – alertou o Papa - que devemos estar prontos para proteger a graça recebida no dia do Batismo, continuando a alimentar a fé no Senhor, que impede o mal de firmar suas raízes.”

Citou então o Livro da Sabedoria – de onde é extraída hoje a Primeira Leitura – que evidencia a dimensão do Ser Divino, destacando, em seguida, o Salmo 85 que a confirma: “sois bom, Senhor, e perdão, sois pleno de misericórdia com quem te invoca” (v.5).

“Se somos filhos de um Pai tão grande e bom – disse por fim Bento XVI -, tentemos nos assemelhar a Ele!”.

Após conduzir a oração mariana do Angelus, diante de fiéis animados que aplaudiram e cantaram, Bento XVI saudou a todos em diversas línguas e concedeu a sua benção apostólica. (ED)








All the contents on this site are copyrighted ©.