2011-06-15 11:59:59

PAPA: PROFETA ELIAS NOS MOSTRA FORÇA DA ORAÇÃO DE INTERCESSÃO


Cidade do Vaticano, 15 jun (RV) - Hoje, quarta-feira, dia de Audiência Geral, Bento XVI acolheu milhares de fiéis e peregrinos, na Praça São Pedro, no Vaticano.

"Com o Profeta Elias descobrimos a verdadeira força da oração de intercessão que evoca a grandeza do amor de Deus" - frisou o Papa, continuando seu ciclo de catequeses sobre a oração cristã.

Quando Elias se confronta com os profetas de Baal, no Monte Carmelo, esse é um confronto entre o Deus de Israel, Deus da salvação e da vida, e o ídolo mudo e sem consciência que nada pode fazer.

"Os profetas de Baal e suas inúteis oferendas revelam o engano do ídolo que impede a pessoa na busca exclusiva de si mesma. Elias, porém, prepara o sacrifício e reza, convida o povo a se unir em ação e súplica, tornando-se participante e protagonista da oração e do que está acontecendo" – disse ainda o Papa.

O Santo Padre ressaltou que "com sua intercessão, Elias pede a Deus aquilo que o próprio Deus deseja fazer, ou seja, manifestar-se com toda a sua misericórdia, fiel à sua realidade de Senhor da vida que perdoa e transforma".

"O verdadeiro Deus se revela como o fogo que consome a oferenda e o profeta implora a conversão de seu povo, a fim de que possa responder com um amor absoluto que envolve toda a sua vida, sua força e seu coração" – sublinhou Bento XVI.

O Papa destacou que, hoje, o fogo que consome o holocausto não indica a presença do Senhor no mundo. Deus se manifesta plena e definitivamente na Cruz de Jesus, que veio ao mundo para batizar no Espírito Santo e no fogo, e destruir o pecado com o sacrifício de si mesmo.

O Santo Padre fez um resumo, em português, de sua catequese, saudou os fiéis lusófonos presentes na audiência e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Queridos irmãos e irmãs,

Na história religiosa de Israel, sobressai a figura de Elias, cujo nome significa: «O meu Deus é o Senhor». E, com o nome concorda a sua vida, toda ela votada a provocar no povo de Israel - que se extraviara atrás dos ídolos – o regresso ao Senhor seu Deus. Um dia reuniu o povo no Monte Carmelo, desafiando-o a escolher entre o Deus verdadeiro e os ídolos. Tanto ele, o profeta do Senhor, como os profetas de Baal vão preparar um sacrifício sem atear o fogo; depois cada um invoca o seu Deus. Aquele dos dois que responder, enviando o fogo para queimar o sacrifício, será o verdadeiro Deus. Elias rezou assim: «Respondei-me, Senhor, para que este povo reconheça que sois o verdadeiro Deus e converteis os seus corações». Com a sua súplica, pede a Deus aquilo que o próprio Deus deseja fazer: manifestar-Se em toda a sua misericórdia, fiel à própria realidade de Senhor da vida que perdoa e converte. E o Senhor responde, enviando o fogo que consome a vítima do sacrifício. E o povo reencontrou a estrada da verdade, reencontrou-se a si mesmo: «O Senhor é o nosso Deus».

Amados peregrinos de língua portuguesa, uma saudação amiga de boas-vindas para todos, com menção especial para os fiéis das paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em Angola, São Sebastião de Campo Grande, no Brasil, e São Julião da Barra, em Portugal. Possa esta peregrinação ao túmulo dos Apóstolos ajudar-vos na vida a cooperar plenamente com os desígnios de salvação que Deus tem sobre a humanidade. Como estímulo e penhor de graças, dou-vos a minha Bênção. RealAudioMP3

No final da audiência, Bento XVI saudou os Missionários e as Missionárias da Consolata, como também as Filhas da Divina Providência que nesses dias estão realizando seus respectivos Capítulos Gerais: "queridos irmãos e irmãs sejam cada vez mais sinais eloqüentes do amor de Deus e instrumentos de sua paz". (MJ)







All the contents on this site are copyrighted ©.