2011-06-11 14:59:22

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO


Campanha, 11 jun (RV) - No Sacramento da Crisma, a oração que o Bispo pronuncia impondo as mãos sobre os crismandos, antes de crismá-los, é inspirada no texto de Isaías 11, 2-3.
Comentando esse texto, do qual provém o setenário dos dons carismáticos, o Beato João Paulo II escreveu: “esse texto é importante para toda a pneumatologia do Antigo Testamento, porque constitui como que uma ponte entre o conceito bíblico do “espírito”, entendido primeiramente como “sopro carismático”, e o Espírito como pessoa e como dom, dom para a pessoa. O Messias da estirpe de Davi é precisamente essa pessoa, sobre a qual “pousará” o Espírito do Senhor”.
O número 7, na Bíblia tem o significado de plenitude, de infinito. São infinitos os dons do Espírito Santo, agrupados em 7, pedagogicamente, São eles:
SABEDORIA – A efusão do Espírito Santo nos traz como dom a Sabedoria, que nos assiste e está ao nosso lado no caminho da vida. O Espírito de Deus é o Mestre interior que torna sábio o coração dos simples e o abre para acolher a Palavra de Jesus Cristo, Sabedoria do Pai;
ENTENDIMENTO – O entendimento é o dom do Espírito que mostra às nossas mentes a vontade de Deus. Só pode conhecer o pensamento divino quem for guiado pelo Espírito de Cristo;
CONSELHO – O dom do conselho, que podemos expressar com os termos bíblicos de luz e de guia espiritual, desabrocha para nós por meio da inesgotável fonte que é a Palavra de Deus;
FORTALEZA – A fortaleza é o dom divino que nos faz firmes na fé, fortalece-nos para resistir ao mal, dá-nos a coragem de testemunhar Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, com palavras e obras;
CIÊNCIA – Com o dom da ciência, o Espírito nos introduz no conhecimento dos mistérios do Reino de Deus. Não se trata de conhecimento intelectual e, sim, de experiência de Deus em Jesus Cristo;
PIEDADE – O dom espiritual da piedade expressa a atitude que guia as intenções e as obras, em relação a Deus e ao próximo, segundo o pensamento divino;
TEMOR DE DEUS – O temor de Deus, ou santo temor, é uma atitude espiritual que não se reduz ao medo do homem diante da Transcendência e Santidade divinas. Expressa, ao contrário a consciência de quem, sentindo-se amado, tocado por Deus, não pode viver fora da lógica e das exigências da “Aliança”. Viver no temor de Deus é reconhecer que Deus armou a sua tenda entre nós, mas permanecendo o Totalmente outro. Só Deus é Deus, o homem é criatura definida pelo Criador, do qual depende a sua felicidade. “Por isso, o princípio da sabedoria é temer ao Senhor”. (Eclo 1,12).
Assim, ao celebrarmos neste próximo domingo, a Solenidade de Pentecostes sejamos enamorados dos dons do Espírito Santo para que nos conduza sempre mais à perfeição e a vivência comunitária e eclesial de nossa fé.
Padre Wagner Augusto Portugal
Vigário Judicial da Diocese da Campanha(MG)







All the contents on this site are copyrighted ©.