2011-02-02 20:00:45

HOMILIA DO PAPA NO XV DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA


Cidade do Vaticano, 02 fev (RV) - Segue na íntegra, a homilia do Santo Padre proferida, nesta quarta-feira, na Basílica de São Pedro, por ocasião das Vésperas da Apresentação do Senhor no Templo e XV Dia Mundial da Vida Consagrada.

Queridos irmãos e irmãs,

Na festa de hoje, contemplamos o Senhor Jesus que Maria e José apresentam ao templo "para oferecê-lo ao Senhor" (Lc 2,22). Nesse trecho do Evangelho se revela o mistério do Filho da Virgem, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (Hb 10, 5-7). Simeão o chama de "luz para iluminar as nações" (Lc 2, 32) e anuncia com palavra profética a sua oferta suprema a Deus e a sua vitória final. (cf. Lc 2, 32-35). É um encontro dos dois Testamentos, Antigo e Novo. Jesus entra no antigo templo, Ele que é o novo Templo de Deus: veio visitar o seu povo, cumprindo assim a obediência à Lei e inaugurando os últimos tempos da salvação.

É interessante observar de perto esta entrada do Menino Jesus na solenidade do templo, num grande vai e vem de pessoas, imersas em seus afazeres: os sacerdotes e os levitas com os seus turnos de serviço, os numerosos devotos e peregrinos, que queriam se encontram com o Deus santo de Israel. Nenhum deles percebe nada. Jesus é um menino como os outros, filho primogênito um casal simples. Também os sacerdotes se revelam incapazes de perceber os sinais da nova e particular presença do Messias e Salvador. Somente dois idosos, Simeão e Ana, descobrem a grande novidade. Conduzidos pelo Espírito Santo, eles encontram naquele Menino a realização da longa espera e vigilância. Ambos contemplam a luz de Deus, que veio iluminar o mundo, e o seu olhar profético se abre ao futuro, como anúncio do Messias: luz para iluminar as nações! (Lc 2, 32). No comportamento profético dos dois idosos se encontra toda a Antiga Aliança que expressa a alegria do encontro com o Redentor. Quando viram o Menino, Simeão e Ana intuíram que era Ele o esperado.

A Apresentação do Senhor no Templo constitui um eloqüente ícone da total doação da própria vida daqueles homens e mulheres, chamados a viver na Igreja e no mundo, através dos conselhos evangélicos, "os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente" (Vida Consacrata, 1). Por isso, a festa de hoje foi escolhida pelo Venerável João Paulo II para celebrar o anual Dia da Vida Consagrada. Neste contexto, saúdo cordialmente e com gratidão Dom João Braz de Aviz, há pouco nomeado Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, com o secretário e colaboradores. Com efeito, saúdo os superiores gerais presentes e todas as pessoas consagradas.

Gostaria de propor três breves reflexões nesta Festa.
Em primeiro lugar, o trecho do Evangelho sobre a Apresentação do Senhor no Templo contém o símbolo fundamental da luz; a luz que, partindo de Cristo, se irradia sobre Maria e José, sobre Simeão e Ana, e através deles, sobre todos. Os Padres da Igreja uniram esta irradiação ao caminho espiritual. A vida consagrada expressa tal caminho, de modo especial, como filocalia, amor pela beleza divina, reflexo da bondade de Deus. No rosto de Cristo resplandece a luz de tal beleza. "A Igreja contempla o rosto transfigurado de Cristo, para confirmar-se na fé e não desanimar diante de seu rosto desfigurado na Cruz... essa é a Esposa diante do Esposo, partícipe de seu mistério, envolvida por sua luz, da qual são atingidos todos os seus filhos... Mas essa experiência da luz, que procede do Verbo encarnado, fazem as pessoas chamadas à vida consagrada. A profissão dos conselhos evangélicos, de fato, os apresenta como sinal e profecia para a comunidade dos irmãos e para o mundo.

Em segundo lugar, esse trecho do Evangelho manifesta a profecia, dom do Espírito Santo. Simeão e Ana, contemplando o Menino Jesus, entrevêem o seu destino de morte e ressurreição para a salvação de todas as pessoas e anunciam esse mistério como salvação universal. A vida consagrada é chamada a dar esse testemunho profético, ligado ligada à sua dúplice atitude, contemplativa e ativa. Os consagrados e as consagradas devem manifestar a primazia de Deus, a paixão pelo Evangelho praticado como forma de vida e anunciado aos pobres e aos últimos da terra. "Diante de tal primazia nada pode ser anteposto ao amor pessoal por Cristo e pelos pobres em que Ele vive. A verdadeira profecia nasce de Deus, da amizade com Ele, da escuta atenta de sua Palavra nas diferentes circunstâncias da história". Deste modo, a vida consagrada, em sua vida cotidiana nas estradas da humanidade, manifesta o Evangelho e o Reino já presente e atuante.

Em terceiro lugar, o trecho do Evangelho sobre a Apresentação do Senhor no Templo manifesta a sabedoria de Simeão e Ana, a sabedoria de uma vida dedicada totalmente à busca do rosto de Deus, de seus sinais, de sua vontade; a vida dedicada à escuta e ao anúncio de sua Palavra. "É a tua face, Senhor, que eu procuro" (Sl 26, 8)... A vida consagrada é no mundo e na Igreja sinal visível desta busca do rosto do Senhor e de seus caminhos que conduzem a Ele (Jo 14, 8)... A pessoa consagrada testemunha o compromisso alegre e laborioso, da busca assídua e sapiente da vontade divina.

Queridos irmãos e irmãs, sejam assíduos ouvintes da Palavra, porque toda sabedoria nasce da Palavra do Senhor! Sejam ouvintes da Palavra através da lectio divina, porque a vida consagrada nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida. Viver na seqüela de Cristo casto, pobre e obediente é de tal forma uma exegese viva da Palavra de Deus. O Espírito Santo, que inspirou a escritura da Bíblia, é o mesmo que ilumina com nova luz a Palavra de Deus aos fundadores e fundadoras. Da Bíblia surgiu todo carisma e dela toda regra quer ser expressão, dando origem a itinerários de vida consagrada marcados pela radicalidade evangélica.

Vivemos hoje, sobretudo nas sociedades mais desenvolvidas, uma condição marcada muitas vezes por uma radical pluralidade, por uma progressiva exclusão da religião na esfera pública, por um relativismo que toca os valores fundamentais. Isso exige que o nosso testemunho cristão seja luminoso e coerente e que o nosso esforço educacional seja sempre mais atento e generoso. A ação pastoral de vocês, queridos irmãos e irmãs, se torne compromisso de vida, que se une, com paixão perseverante, à Sabedoria como verdade e como beleza, "esplendor da verdade". "Saibam orientar com a sabedoria de suas vidas, e com a confiança nas possibilidades incansáveis da verdadeira educação, a inteligência e o coração dos homens e das mulheres de nosso tempo, rumo à vida do Evangelho".

Neste momento, o meu pensamento se dirige com especial afeto a todos os consagrados e as consagradas de todos os cantos da terra, e os confio à Beata Virgem Maria:

Ó Maria, Mãe da Igreja, confio a ti toda a vida consagrada a fim de que ela possa obter através de ti a plenitude da luz divina: viva na escuta da palavra de Deus, na humildade da seqüela de Jesus, teu Filho e nosso Senhor, no acolhimento da visita do Espírito Santo, na alegria cotidiana do Magnificat, para que a Igreja seja edificada pela santidade de vida, destes teus filhos e filhas, no mandamento do amor. Amém.







All the contents on this site are copyrighted ©.