2011-01-26 12:32:59

PAPA: SANTA JOANA D'ARC, EXEMPLO DE SANTIDADE PARA QUEM É ENGAJADO NA POLÍTICA


Cidade do Vaticano, 26 jan (RV) - Bento XVI acolheu na Sala Paulo VI, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira, dia de Audiência Geral, vários fiéis e peregrinos.

Na catequese de hoje, o Papa falou sobre Santa Joana D’Arc que nasceu em Domremy, na França, em 1412, numa família de camponeses e recebeu uma boa educação cristã. Sua vida foi marcada pela guerra entre França e Inglaterra, conhecida como a "Guerra dos Cem Anos".

"Aos 13 anos, Joana D'Arc sentiu o chamado de Deus a intensificar sua vida cristã e o compromisso pela libertação de seu povo. A estreita ligação entre experiência mística e missão política é um dos aspectos da santidade de Joana D'Arc. Enfrentando obstáculos, forte e determinada ela participou de batalhas e libertou Orleans" – frisou Bento XVI.

Aprisionada por seus inimigos em 23 de maio de 1430, Joana foi levada para a cidade de Rouen e submetida a um longo e dramático processo judicial. Foi condenada à fogueira em 30 de maio de 1431.

"Joana D'Arc morreu aos dezenove anos, pronunciando em voz alta o nome de Jesus, centro de toda a sua vida" – ressaltou Bento XVI, que fez um resumo de sua catequese em português, saudou os fiéis lusófonos presentes na audiência e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Queridos irmãos e irmãs,

Falo-vos hoje duma «mulher forte», que levou sem medo a luz do Evangelho às complexas vicissitudes da história: Santa Joana d’Arc. Desde a infância, mostra grande compaixão pelos pobres e atribulados no contexto duma guerra sem fim entre a França e a Inglaterra. A compaixão e o empenho dela em favor do seu povo intensificaram-se ainda mais com sua maturação mística, que teve lugar aos treze anos. Esta ligação entre experiência mística e missão política é um dos aspectos mais originais da santidade desta jovem. Tinha apenas dezenove anos quando – julgada por eclesiásticos, a quem faltava a caridade e a humildade para ver em Joana a ação de Deus – foi condenada como herética, em 1430. Vinte e cinco anos depois, sob a autoridade do Papa Calixto III, abre-se um processo de reabilitação que pôs em evidência a sua inocência e perfeita fidelidade à Igreja, sendo declarada santa pelo Papa Bento XV.

Saúdo, com afeto, a todos vós, amados peregrinos de língua portuguesa, desejando que esta peregrinação a Roma vos encha de luz e fortaleza no vosso testemunho cristão, para confessardes Jesus Cristo como único Salvador e Senhor da vossa vida: fora d'Ele, não há vida nem esperança de a ter. Com Cristo, ganha sentido a vida que Deus vos confiou. Para cada um de vós e família, a minha Bênção! (MJ) RealAudioMP3







All the contents on this site are copyrighted ©.