2011-01-04 13:12:00

UMA LUZ EM SEU CAMINHO


Rio de Janeiro, 04 jan (RV) - Com alegria, hoje celebramos a Epifania do Senhor, isto é, a sua manifestação aos povos do mundo inteiro, representados pelos Magos que vieram do Oriente para homenagear o Rei dos Judeus. É, portanto, a manifestação do amor misericordioso de Deus que enviou aos homens um Salvador. É a solenidade da universalidade da salvação! Aquele que nasceu em Belém, descendente de Davi, Filho de Deus, é o Messias, Salvador do Mundo, que veio para libertar todo homem e todos os homens!

A estrela que surge no céu faz resplandecer sobre todos, indistintamente, a sua luz. O caminho da fé abre-se diante dos homens “de toda tribo, língua, povo e nação”.

Ele revela-se como luz, não uma luz qualquer, mas como “a luz” que veio resplandecer nas nossas trevas. Já o profeta Isaías tinha visto todas as nações dirigirem-se para Cristo, esplendor da Glória do Pai, revelação de sua eterna glória. É noite, está escuro, o céu é imenso, mas já não é um vazio que angustia, pois brilha uma estrela que indica um caminho, uma meta misteriosa, mas certa. Na vida de cada um de nós sempre existirá uma luz em nosso caminho que nos conduzirá ao Cristo, à simplicidade da vida, à Salvação. Pode ser um acontecimento, uma pessoa, um encontro, uma iluminação, a Palavra anunciada, o sacramento celebrado! Essa luz que descobrimos dentro de nós, em meio às trevas e sombras, nos faz enxergar com clareza o amor de Deus em nossa vida e na história.

As pessoas que fazem essa experiência de uma vida iluminada é que conseguem transformar a história para o bem através de suas vidas e seus testemunhos! Ao iniciarmos o novo ano, logo no primeiro domingo temos a graça de celebrar essa festa da manifestação do Senhor, transferida do dia 6 de janeiro como uma oportunidade de retomarmos com intenso ardor nossas vidas e nosso entusiasmo para que reine a paz em nossos corações e dentro de nossas cidades. Que os “sinais luminosos” da passagem do ano marquem o nosso desejo de elevar ao mais alto dos céus a luz que é Cristo e que a todos ilumina e dá possibilidade de uma nova vida.

Os homens e as mulheres de hoje encontram-se num caminho de busca humanamente infindável, busca da verdade e busca de uma pessoa em quem podem confiar. É, sem dúvida, a força do Espírito Santo que suscita os corações e as mentes a buscar a verdade, a beleza, a justiça e a paz. Os Magos encontraram ambas realidades no Menino de Belém.

Todos nós temos necessidade de ser orientados: então, qual estrela podemos seguir? Depois de pairar sobre o “lugar onde estava o Menino”, a estrela que guiou os Magos concluiu a sua função = missão, mas a sua luz espiritual está sempre presente na palavra do Evangelho, que também hoje é capaz de guiar todos os homens até Jesus. Essa mesma Palavra que não é, senão, o reflexo de Cristo verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

Recorda-nos o Papa Bento XVI: “O próprio Filho é a Palavra, é o Logos: a Palavra eterna se fez pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Se fez criança, para que a Palavra possa ser compreendida por nós”. Desde então a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré”. Utilizei estes textos desse documento Verbum Domini para o cartão dos cumprimentos de Natal e Ano Novo.

O mundo passa por nefastas situações de mal-estar que afetam a humanidade de hoje – o "intenso nevoeiro que envolve as nações", de que fala o Profeta, na primeira leitura da Solenidade da Epifania. A grande esperança não pode ser senão Deus… não um deus qualquer, mas o Deus... de rosto humano, manifestado no Menino de Belém e no Crucificado-Ressuscitado. Só quando existe uma grande esperança se pode perseverar na sobriedade. Caso contrário, procura-se a felicidade na embriaguez, no supérfluo, nos excessos, e assim se destrói a si mesmo e ao mundo. Não é a busca de satisfazer um vazio que leva as pessoas ao consumo da droga, que acarreta tantas consequências e dependências econômicas, sanitárias e sociais? A moderação não é, apenas, uma regra ascética, mas também uma via de salvação para a humanidade. Para este ano que se inicia só adotando um estilo de vida sóbrio, acompanhado por um sério empenho para uma igualitária distribuição das riquezas, será possível instaurar uma ordem de desenvolvimento justo e sustentável. Aliás, esse será o nosso tema da próxima Campanha da Fraternidade, que deve nos questionar sobre o nosso modo de viver para que a vida do planeta continue saudável. Para tal, ocorrem homens que alimentam uma grande esperança e possuam, portanto, muita coragem: a coragem dos Magos…

“Por isso, Cristo é “a luz do mundo” (Jo 8, 12), aquela luz que “resplandece nas trevas” (Jo 1, 5), mas as trevas não a acolheram (cf. Jo 1, 5). Aqui se compreende plenamente o significado do Salmo 119 quando a designa “farol para os meus passos, e luz para os meus caminhos” (v. 105); esta luz decisiva na nossa estrada é precisamente a Palavra que ressuscita. Desde o início, os cristãos tiveram consciência de que, em Cristo, a Palavra de Deus está presente como Pessoa. A Palavra de Deus é a luz verdadeira, de que o homem tem necessidade. Sim, na ressurreição, o Filho de Deus surgiu como Luz do mundo. Agora, vivendo com Ele e para Ele, podemos viver na luz” (Verbum Domini 112).

Infelizmente ainda hoje a luz nem sempre é acolhida e por isso muitos ainda vivem nas trevas e na escuridão. Não basta ter rótulos, mas sim abertura de vida para acolher com alegria a Jesus Cristo como nosso Salvador, luz que veio ao mundo! Aqueles que acolhem a Cristo passam a ter suas vidas iluminadas e, como a lua reflete a luz do sol, assim também os que seguem ao Senhor, tendo seus rostos iluminados, poderão refletir a luz que vem de Cristo.

Há pelo menos um momento na vida de cada um em que lhe é dado fazer a experiência dessa luz interior, momento em que se reconhece que, misteriosamente, o Senhor nos guiou ao encontro com Ele. Seguindo a luz de Cristo e deixando-nos inundar pela sua alegria, tornamo-nos, segundo a palavra do Evangelho, também nós, como reflexo d´Ele: “luz do mundo”.


† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ







All the contents on this site are copyrighted ©.