2010-11-26 19:35:14

BENTO XVI AOS RELIGIOSOS: ANUNCIEM AO MUNDO O DEUS "DESCONHECIDO"


Cidade do Vaticano, 26 nov (RV) - Sejam "Evangelho vivo", testemunhem a beleza da fé para anunciar ao mundo o Deus "desconhecido": foi o convite do Santo Padre aos responsáveis pelas Congregações religiosas masculinas e femininas, recebidos ao meio-dia desta sexta-feira, no Vaticano, por ocasião da Assembleia Geral da União dos Superiores Gerais (USG), e da União Internacional das Superioras Gerais (UISG). Ao todo, encontravam-se presentes cerca de 200 participantes.

O Papa falou a quem escolheu viver a fé de modo radical, renunciando tudo para seguir Jesus. Dirigiu o seu pensamento aos religiosos que sofrem e colocam a vida em risco para testemunhar o Evangelho.

Bento XVI expressou a sua gratidão às Congregações por seu compromisso no campo educacional e social, e por sua proximidade aos mais pobres. Um testemunho que parte da busca de Deus em primeiro lugar, ou seja, o essencial:

"Passem das coisas secundárias às coisas essenciais, àquilo que é verdadeiramente importante; busquem o definitivo, busquem Deus, mantenham o olhar voltado para Ele. Como os primeiros monges, cultivem uma orientação escatológica: diante do provisório busquem aquilo que permanece, aquilo que não passa... Sejam sempre apaixonados buscadores e testemunhas de Deus!"

"A profunda renovação da vida consagrada – afirmou – parte da centralidade da Palavra de Deus" ouvida e colocada em prática:

"O Evangelho vivido diariamente é o elemento que dá fascínio e beleza à vida consagrada e os apresenta diante do mundo como uma alternativa confiável. A sociedade atual precisa disso, a Igreja espera isto de vocês: ser Evangelho vivo."

Outro aspecto fundamental da vida consagrada é a fraternidade, "elemento profético importante" no contexto de "uma sociedade fortemente individualista."

O Papa ressaltou "as dificuldades que a vida comunitária comporta" convidando a buscarem os meios para "favorecer a comunhão... o calor e a verdade nas relações recíprocas".
-Mas é necessário "um sério e constante discernimento... para reconhecer aquilo que vem do Senhor e aquilo que lhe é contrário":

"Sem o discernimento, acompanhado da oração e da reflexão, a vida consagrada corre o perigo de adequar-se aos critérios deste mundo: o individualismo, o consumismo, o materialismo; critérios que prejudicam a fraternidade e fazem perder seu fascínio, sendo nocivos à própria vida consagrada."

Por fim, sem esquecer a diminuição das vocações religiosas, sobretudo na Europa, Bento XVI ressaltou que a missão faz parte da própria identidade da vida dos consagrados, que são chamados "a levar o Evangelho a todos, sem confins":

"Podem ir, portanto, e na fidelidade criativa assumam o desafio da nova evangelização. Renovem a presença de vocês nos areópagos de hoje para anunciar, como fez são Paulo em Atenas, o Deus "desconhecido"." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.