2010-11-20 13:24:53

SAUDAÇÃO DO CARDEAL AMATO AO SANTO PADRE


Cidade do Vaticano 20 nov (RV) - Durante o Consistório na manhã deste sábado na Brasílica de São Pedro, o Cardeal Angelo Amato dirigiu uma saudação ao Santo Padre, em nome dos novos 24 cardeais criados hoje. Eis o texto da saudação:

Santo Padre,

provenientes dos vários continentes estão reunidos em Sua presença 24 Seus filhos hoje honrados com a púrpura cardinalícia. Somos provenientes de diversas regiões geográficas e de diversas camadas sociais. Percorremos caminhos diferentes e desenvolvemos tarefas eclesiais diversas. Estamos, porém, unidos na mesma fé em Deus Trindade, na única obediência ao Sucessor de Pedro, no único serviço de fidelidade à Igreja de Cristo.

O chamado a cada um de nós para fazer parte do Colégio Cardinalício desperta sentimentos de estupor pela magnanimidade e amor do Santo Padre para conosco. Reconhecemos com trepidação as nossas limitações, diante da consciência da grande dignidade com a qual somos revestidos e que somos chamados a testemunhar com nossas vidas e nossas atividades.

A isso se acrescenta uma profunda gratidão a Deus, doador de todo bem, e ao Senhor, Santo Padre, que não quis levar em consideração a nossa indignidade e inadequação, permitindo, assim, que brotasse espontaneamente no nosso coração os mesmos louvores a Deus, que brotaram do coração da Virgem Maria, quando, cheia do Espírito Santo, glorificou o Senhor pelas "grandes coisas" que Ele tinha realizado n’Ela: "mostrou o poder de seu braço ... e exaltou os humildes” ( Lc 1:51-52).

Em circunstâncias semelhantes, o Beato Cardeal Newman disse que não tinha nada daquela sublime pefeição que se encontra na vida e nas obras dos santos; tinha, no entanto, a reta intenção, a ausência de finalidades pessoais, o sentido de obediência, a disponibilidade a ser corrigido, o medo de errar e o desejo de servir a Igreja.

Eis, Santo Padre, os nossos modestos dons, como agradecimento pela confiança que o Senhor coloca em nós. Participando do Colégio dos Cardeais, cada um de nós se torna seu colaborador especial; nos une mais intimamente à Igreja de Roma, e Àquele que "a preside na caridade" e convida-nos a continuar com renovado entusiasmo, na realização das específicas missões a nós confiadas, na Cúria Romana, ou nas várias sedes Episcopais, sempre testemunhas da unidade da Igreja e da sua universalidade.

Apesar dos desafios, dificuldades, perseguições, a Igreja de Cristo não cessa de proclamar a cada dia, em todas as partes do mundo, o amor de Deus pelos homens, de irradiar a luz do Evangelho, de insistir no tempo oportuno e inoportuno na proclamação da Palavra de Deus. Não se pode evitar o risco de sermos incompreendidos, de sermos rejeitados, e temos que estar preparados também para o extremo testemunho. Além disso, a cor púrpura faz uma referência direta ao testemunho, e o Senhor, Santo Padre, em seguida nos recordará para “estarmos prontos para comportar-nos com firmeza “usque ad effusionem sanguinis” para o aumento da fé cristã, pela paz e tranquilidade do povo de Deus e pela liberdade e a propagação da Santa Igreja”.

Santo Padre, neste momento para nós particulamente significativo, queremos confirmar-Lhe os nossos sentimentos de carinho, dedicação, confiança e lealdade. Estamos conscientes de que a nossa inclusão no Colégio dos Cardeais nos compromete a estarmos ao seu lado na realização do Ministério apostólico que lhe foi confiado.

Reafirmamos, portanto, nossa devoção e nossa fidelidade à Igreja de Cristo, que amanhã invocamos como Rei do Universo, e à Sua Pessoa, cientes da honra de estarmos trabalhando a serviço de nossos irmãos em estreita união com o Sucessor de Pedro, com o Senhor, Santo Padre, que se definiu um “humilde servo na vinha do Senhor”.
Confiamos hoje a nossa nova missão, que Sua Santidade quis com benevolência nos confiar, nas mãos e sob a proteção da Virgem Maria, Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos e Auxílio dos Cristãos.

Com Maria, louvamos o Senhor, com Ela queremos ser sempre fiéis e disponíveis à vontade de Deus e à sua Palavra. (SP)








All the contents on this site are copyrighted ©.