2010-11-04 14:37:28

VITÓRIA DA FÉ


São José do Rio Preto, 04 nov (RV) - Enfrentamos um mundo de tribulações, de conflitos, violência, desarranjos da natureza, destruição ecológica etc. É vencendo tudo isto, sem desespero e nem revolta, fundamentados na coluna da fé, que conseguimos atingir a vitória, a santidade em Deus.

Celebrar o “Dia de Todos os Santos” é poder degustar os frutos de uma vida e de uma história de enfrentamento e de determinação no trajeto que fazemos. É momento de alegria e esperança, porque o santo é aquele que está nos braços de Deus, porque procura fazer a sua vontade, colocando em prática o seu projeto de vida.

O destino último, que nos motiva a atitudes corajosas, é a santidade. Nunca podemos dizer que não temos nada a perder. É justamente no despojamento total, na pobreza, no desprendimento, que está a santidade, a habilidade para o encontro com os simples e com Deus.

O mundo tem uma força destruidora, que ocasiona sofrimento para o ser humano. É em meio a isto que cada pessoa vivência sua condição de filiação divina, o fundamento de toda a santidade, participando assim da santidade de Deus, o único Santo no verdadeiro sentido da palavra.

Numa cultura capitalista secularizada, falar de santidade é entrar em choque com a realidade e ser excluído do contexto da história moderna. A condição em que o mundo vive não comporta uma visão de Deus.

Não é fácil dar atenção às bem-aventuranças, tradução para os novos tempos dos Mandamentos do passado bíblico. Não são princípios abstratos. Tocam de perto nas pessoas que seguem Jesus Cristo, desafios para esse novo modelo de cultura.
São bem-aventurados os que vivem numa vida de felicidade e santidade. São os que constroem o Reino de Deus, tendo como princípio os indicativos da Palavra de Deus, principalmente os contidos nas bem-aventuranças.

A vitória da fé acontece como fruto de um inconformismo e de atitudes concretas contra o mundo das injustiças e da violência. São bem-aventurados os que lutam por uma realidade de justiça e de respeito para com todos os direitos humanos.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto







All the contents on this site are copyrighted ©.