2010-09-03 14:08:33

MERGULAR NA PALAVRA DE DEUS


Campanha, 04 set (RV) - A Bíblia é o grande livro da Palavra de Deus. Ali podemos contemplar o Criador que tudo faz de modo harmonioso e perfeito. Ele se comunica com os seres humanos e encontra prazer em entreter-se com eles. O que Deus mais quer é que seus filhos e filhas sejam felizes.

Mesmo caindo no pecado da auto-suficiência, trilhando caminhos tortuosos, o Senhor sempre vem ao encontro da humanidade, concedendo-lhe a salvação. Ele forma um povo que o sirva e lhe dá a lei de trabalhar, para se desenvolver e colaborar com a obra da criação.

Vê a situação aflitiva do povo, escuta o seu clamor e desce para libertá-lo da escravidão do Egisto. Faz com que ele caminhe pelo deserto, onde o forja. Manifesta-se a ele, dando-lhe leis justas e mandamentos precisos. E estabelece-o na terra prometida.

Em meio à corrupção e à idolatria do povo, sobretudo dos líderes, o Senhor suscita profetas. Eles denunciam as injustiças e os desvarios, que levam à destruição. Mas conclamam à conversão e reacendem a esperança no Messias salvador.

Na plenitude dos tempos, o Pai envia seu Filho único, nascido de Maria, por obra do Espírito Santo. Jesus de Nazaré, Palavra feita gente, anuncia o Reino de Deus, fazendo o bem a todos. Acusado de blasfemo e subversivo, é condenado a morrer na cruz. Ressuscitado, envia seus discípulos pelo mundo para pregarem o Evangelho e fazerem discípulos seus todos os povos.

Os discípulos levam a Palavra por toda parte e formam comunidades. Estas se solidificam e se tornam missionárias. Ajudam-se mutuamente e seu testemunho de comunhão fraterna e partilha solidária levam muitos a abraçar a fé. Como o Mestre, tantos são perseguidos e martirizados! Porém seu sangue torna-se semente de novos seguidores de Jesus Cristo.

A Igreja, alicerçada na pregação dos apóstolos e no sangue dos mártires, continua a história da salvação. Como aos discípulos de Emaús, ainda hoje, a Palavra arde e aquece os corações. Queremos mergulhar nela, para experimentarmos a intimidade com o Senhor e dele nos tornarmos missionários de tantos que o esqueceram e abandonaram a comunidade dos irmãos.

Pela leitura orante da Palavra, preparemo-nos para o 1º retiro diocesano das Santas Missões Populares!

† Frei Diamantino P. de Carvalho, ofm
Bispo da Diocese da Campanha







All the contents on this site are copyrighted ©.