2010-08-24 18:34:50

BENTO XVI: A ADESÃO A JESUS NÃO PRECISA DE OBRAS SENSACIONAIS


Cidade do Vaticano, 24 ago (RV) - A Igreja celebra, nesta terça-feira, a festa de São Bartolomeu Apóstolo, comumente identificado como Natanael. Após a Ascensão do Senhor, pregou o Evangelho em várias regiões da Ásia e na metade do século primeiro sofreu o martírio.

Bento XVI dedicou a Audiência Geral de 4 de outubro de 2006 à figura desse Apóstolo. São Bartolomeu – disse o Pontífice naquela ocasião – "permanece diante de nós para dizer-nos que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem a realização de obras sensacionais".

"Quem é e permanece sendo extraordinário é o próprio Jesus, a quem cada um de nós é chamado a consagrar a própria vida e a própria morte" – acrescentou o Santo Padre.

Tradicionalmente, o Apóstolo Bartolomeu, que provinha de Caná da Galiléia, é identificado como Natanael, que significa "Deus deu". O Apóstolo Filipe disse-lhe ter encontrado Aquele sobre quem escreveram Moisés e os Profetas na lei: Jesus, filho de José, de Nazaré.

Mas Natanael opôs a Filipe um "preconceito bastante forte" e perguntou-lhe: "De Nazaré pode sair alguma coisa boa?". Essa espécie de contestação é importante também para nós, como nos recorda Bento XVI na Audiência Geral centralizada no Apóstolo Bartolomeu:

"De fato, ela nos mostra que, segundo as expectativas judaicas, o Messias não poderia ser proveniente de um vilarejo tão insignificante como Nazaré. Ao mesmo tempo, porém, evidencia a liberdade de Deus, que surpreende as nossas expectativas, fazendo-se encontrar justamente onde não esperamos. Por outro lado, sabemos que Jesus, na realidade, não era exclusivamente "de Nazaré", mas nascido em Belém, e que era proveniente do céu, do Pai que está nos céus."

A vida de Natanael sugere-nos outra reflexão: em nossa relação com Jesus não devemos dar-nos por satisfeitos apenas com as palavras. Filipe dirige a Natanael um convite significativo: "Vem e vê". Mas também o nosso conhecimento de Jesus necessita de uma experiência viva – explica o Papa:

"O testemunho dos outros é certamente importante, porque normalmente toda a nossa vida cristã começa com o anúncio que chega até nós por obra de uma ou mais testemunhas. Mas depois devemos ser nós mesmos a nos envolver pessoalmente numa relação íntima e profunda com Jesus."

Natanael confia a sua vida a Jesus e responde ao seu chamado com uma límpida confissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Essas palavras pronunciadas por Natanael – acrescenta Bento XVI – evidenciam um dúplice aspecto complementar da identidade de Jesus, em sua relação especial com Deus, de quem é Filho unigênito; e com o povo de Israel, de quem é declarado rei:

"Jamais devemos perder de vista nem um nem outro desses dois componentes, porque se proclamamos somente a dimensão celeste de Jesus, corremos o risco de fazer d'Ele um ser etéreo e evanescente; e se, ao contrário, reconhecemos somente a sua concreta colocação na história, acabamos subestimando a dimensão divina que propriamente o qualifica."

As relíquias de São Bartolomeu Apóstolo são veneradas em Roma na igreja a ele dedicada, na Ilha Tiberina. (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.