2010-08-23 19:48:36

APRESENTADO PRIMEIRO VOLUME DE OBRA QUE REÚNE ESCRITOS DE JOSEPH RATZINGER


Cidade do Vaticano, 23 ago (RL) - Foi apresentado neste domingo no Encontro de Rimini – centro-norte da Itália – o primeiro volume da Opera omnia de Joseph Ratzinger, cuja publicação é feita pela Livraria Editora Vaticana. De fato, a obra reúne todos os escritos, ensinamentos e entrevistas de Joseph Ratzinger como Cardeal.



No primeiro dos 16 volumes que constituirão o importante projeto editorial estão os escritos do então Cardeal Ratzinger sobre a centralidade da liturgia na vida cristã.



A liturgia é "a mais alta expressão da beleza da glória de Deus – ressalta Bento XVI – e constitui, de certo modo, um mostrar-se do Céu à Terra". Tal é a relevância da liturgia da Igreja para Joseph Ratzinger, que no prefácio da Opera omnia escreve: "Foi para mim, desde a minha infância, a atividade central da minha vida". E falando de São Jerônimo, o autor da "Vulgata", o Papa ressalta que a liturgia é sempre viva, não é uma coisa do passado:



"O lugar privilegiado da leitura e da escuta da Palavra de Deus é a liturgia, na qual, celebrando a Palavra e tornando o Corpo de Cristo presente no Sacramento, atualizamos a Palavra em nossa vida e a tornamos presente entre nós. Jamais devemos nos esquecer que a Palavra de Deus transcende os tempos. As opiniões humanas vão e vêm. O que hoje é moderníssimo, amanhã será antiquíssimo. A Palavra de Deus, ao invés, é Palavra de vida eterna, traz consigo a eternidade, aquilo que vale para sempre. Carregando em nós a Palavra de Deus, carregamos em nós o eterno, a vida eterna." (Audiência Geral, 7 de novembro de 2007)



Entrevistado pela Rádio Vaticano, o Bispo alemão responsável pela publicação em língua alemã da referida coleção que reúne os escritos de Joseph Ratzinger, Dom Gerhard Müller, nos diz o que a liturgia representa na vida e no magistério de Bento XVI:



Dom Gerhard Müller:- "A fé cristã não é uma teoria, uma filosofia, uma ideologia, mas é o contato pessoal com Cristo, com o Deus que se fez homem, Jesus que está presente no Espírito Santo. A liturgia é a participação sacramental da vida de Deus. Por isso a liturgia não é somente um "teatro", uma auto-expressão do coração ou da idéia da subjetividade, mas a liturgia católica é expressão objetiva, real, concreta do contato com o próprio Deus, que quer conviver conosco, as suas criaturas." (RL)








All the contents on this site are copyrighted ©.