2010-08-20 18:36:20

PAPA SOBRE SÃO BERNARDO: ENSINA-NOS QUE VERDADEIRA TEOLOGIA É ENCONTRO COM JESUS


Cidade do Vaticano, 20 (RV) - A Igreja celebra, nesta sexta-feira, a memória litúrgica de São Bernardo de Claraval, definido como "o último dos Padres da Igreja".

Tendo vivido no Séc. XII, São Bernardo é um dos máximos expoentes da Teologia monástica. Bento XVI dedicou duas audiências gerais à sua figura e a seus ensinamentos. Somos exortados por este Santo a buscar Deus com a oração e a contemplação, e não com o mero exercício da razão.

Segundo São Bernardo, a única finalidade que a Teologia deve ter é "promover a experiência viva e íntima de Deus". Para o monge francês, ressalta o Santo Padre, a Teologia deve ser "uma ajuda para amar sempre e cada vez mais e melhor o Senhor":

"De fato, para Bernardo o verdadeiro conhecimento de Deus consiste na experiência pessoal, profunda de Jesus Cristo e do seu amor. E isso... vale para todo cristão: a fé é, sobretudo, encontro pessoal, íntimo com Jesus, é fazer experiência da sua proximidade, da sua amizade, do seu amor, e somente assim se aprende a conhecê-lo sempre mais, a amá-lo e segui-lo sempre mais. Que isso possa acontecer com cada um de nós." (Audiência Geral, 21 de outubro de 2009)

O Papa recorda que São Bernardo era um homem apaixonado por Jesus e Maria. Dante Alighieri atribui a ele na Divina Comédia a oração a Maria: "Virgem Mãe, filha de teu Filho, humilde e alta mais que criatura, termo fixo de eterno conselho". Um amor que – observa o Pontífice – também hoje os teólogos deveriam levar em consideração:

"Às vezes se pretende resolver as questões fundamentais sobre Deus, sobre o homem e sobre o mundo somente com as forças da razão. São Bernardo, por sua vez, solidamente fundado na Bíblia e nos Padres da Igreja, recorda-nos que sem uma profunda fé em Deus, alimentada pela oração e pela contemplação, por uma íntima relação com o Senhor, as nossas reflexões sobre os mistérios divinos correm o risco de se tornar um exercício intelectual vão, e perdem a sua credibilidade." (Audiência Geral , 21 de outubro de 2009)

Como Bernardo de Claraval, também nós devemos reconhecer que o homem busca melhor e encontra mais facilmente Deus "com a oração do que com a discussão":

"No final, a figura mais verdadeira do teólogo e de todo evangelizador permanece sendo a do Apóstolo João, que encostou a sua cabeça no coração do Mestre." (Audiência Geral, 21 de outubro de 2009) (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.